Raquel Montero

Raquel Montero

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Último dia de debate


E ontem concluímos a jornada de debates da sociedade com os candidatos e candidatas a vereança de Ribeirão Preto.
O debate que começou no dia 01/09/12 com os candidatos a prefeito, teve continuidade nos dias 04, 05, 06, 10 e 11 de setembro com os candidatos a vereança de Ribeirão.
Cinco dias de debates com os postulantes a cadeiras do nosso Legislativo. Em cada dia, 08 candidatos diferentes expuseram seus projetos, suas ideias, sua campanha e, ao mesmo tempo, foram sabatinados pelo público presente no evento.
No último dia, ontem, estavam presentes as candidatas e os candidatos Francisco Alves de Abreu Filho (PCdoB), Luciano Mega (PPS), Helenice Felix dos Santos (PSC), Eliene Menezes dos Santos (PT), Rafael dos Anjos (PMN), Marcelo (PSDB), José Hermenegildo de Martin (PDT). Ausente a candidata Maria Aparecida Celino Paiola (PT).
Dentre os temas debatidos tivemos: orçamento público, subsídio do vereador, assentamento, mobilidade urbana, trabalho do vereador, CPI da COHAB, partidos políticos, audiências públicas, habitação popular, esporte e independência partidária.
Sobre mobilidade urbana foram quatro perguntas de pessoas diferentes da platéia, sendo que, novamente, um mesmo candidato respondeu mais de uma vez sobre o assunto. E ai retomo a crítica de ontem acerca da análise criteriosa que devemos ter e a otimização do tempo para aproveitar essa análise.
Tivemos também posições intrigantes dos candidatos e candidatas.
O candidato Francisco Alves de Abreu Filho ao ser indagado sobre ciclovias disse que é utópico pensarmos nisso para Ribeirão, eis que a cidade não foi planejada para isso e agora não dá para consertamos esse erro. O mesmo candidato disse que não é possível fazer audiências públicas fora do horário comercial ou à noite ou em finais de semana, devendo essas audiências ocorrerem, necessariamente, dentro do horário comercial para respeitar o trabalho do vereador.
Questionada sobre a Stock Car a candidata Helenice Felix dos Santos disse que o evento é bonito e tem que continuar ocorrendo em Ribeirão.
O candidato Marcelo disse que a sociedade participou da elaboração do novo Código Florestal, que, por sua vez, ainda não está bom, devendo passar por novas alterações. Disse também, esse candidato, que o agronegócio é além de necessário, positivo, e que o problema está em não se ter mão de obra especializada para servir ao agronegócio e, nesse sentido, os "sem terra" deveriam ser preparados para trabalhar para o agronegócio como empregados, deixando assim, em  outras palavras, de serem empreendedores.  
No debate de ontem a candidata Fran Triani não soube responder como são feitas as leis, dizendo que ainda teria que pesquisar sobre isso. Também ontem, o candidato Edson Rodrigues Nazaree, não soube dizer qual o orçamento do Legislativo Municipal.
Com essa oportunidade muitos ali presentes já sabiam em quem não iriam votar, alguns reforçaram os votos já imaginados, e outros sairam pensativos.
No resumo do evento todas as candidatas e candidatos agradeceram muito pela chance que lhes foi ofertada. Foi unânime esse contentamento entre eles. Isso porque a campanha eleitoral gratuita é por demais injusta com os candidatos, bem como com os eleitores, que têm, ambos, somente segundos para se apresentarem e analisarem, respectivamente. Já em nosso debate a oportunidade do diálogo permitiu, de fato, uma averiguação sobre as candidatas e os candidatos. Quem sabe com esse precedente não passemos a ter debates organizados pela imprensa local. Seria uma grande contribuição da imprensa para a democracia.
A Comissão de Ética do evento, do qual fui membro, que julgava supostas ofensas aos candidatos, teve pouco ou nada de trabalho em todos esses dias de debate. Candidatos e público se comportaram de maneira muito respeitosa nos encontros, redundando num clima sereno.
Internautas que assistiam ao debate pela internet, através da transmissão de todos os dias de debate feita pela TV Fuligem se fizeram presentes no recinto com o sorteio de perguntas enviadas pelo chat da TV Fuligem ou do e-mail do Forum Social de Ribeirão Preto.
Quem não assistiu ao debate ou quem quiser revê-lo pode acessá-lo nos vídeos constantes do site da TV Fuligem (http://www.livestream.com/tvfuligem ). 
Inclusive a TV Fuligem, com todo o meu reconhecimento e agradecimento, fez um trabalho brilhante! Opinião compartilhada por todos os organizadores e público presente. Parabéns à TV Fuligem, sem vocês não teríamos a divulgação ilimitada que tivemos através da transmissão do evento pela internet. 
Com exceção do dia em que houve o debate com os candidatos a prefeito, em que o espaço do Memorial da Classe Operária - União Geral dos Trabalhadores (UGT), ficou lotado, nos demais dias, de debate com os candidatos a vereança, não houve a mesma frequência de pessoas, o que é lamentável, pois seria importantíssimo termos o máximo de pessoas ali presentes.
Mas enfim, o exercício da democracia não é fácil, pelo contrário, difícil, pede comprometimento e responsabilidade, virtudes, por vezes, complicadas para muitas pessoas. Muitos ainda acham desperdício de tempo ler sobre o candidato ou assistir programas sobre política. Entendem mais fácil assistir um jogo de futebol ou ler sobre a vida dos artistas. E nesse entendimento ainda não concluíram que no futebol e na novela, estão tão somente como espectador, já na participação política estão como diretores, onde podem decidir não só seus respectivos presente e futuro, mas o presente e o futuro de toda a nação. Aqui estão como programadores, lá como programados. Eis a magia com que nos deparamos.
No balanço do evento o público jovem ganhou em quantidade. É bom termos jovens se interessando pela vida política da cidade, mas melhor é termos uma miscelânea de idades se interessando pelo assunto. Afinal, se todos, adolescentes, jovens e idosos, estão vivendo na mesma cidade, e convivendo, é dever de todos contribuir para o progresso dessa mesma cidade, estado e país. Se uns têm que aprender, outros, que já aprenderam, têm que ensinar. Essa lógica também faz parte do socialismo, dentro da ótica de justiça social.
O debate da sociedade com os candidatos a vereança foi um evento inédito em Ribeirão, que não tem que acabar aqui e nem esperar novas eleições para acontecer. O debate da sociedade com o Poder Público, através de seus representantes que são também os representantes do povo, deve acontecer sempre, em todos os momentos da vida, porque todos esses momentos é que constroem a vida que cada um de nós estamos vivendo. Então, se os resultados das decisões do Poder Público influenciam a vida de todos, todos, por conseguinte, devem participar dessas decisões.
Posso dizer que muito embora o exercício da democracia não seja tarefa fácil, exercê-la, como pude fazer participando da organização desses debates, foi satisfatoriamente inenarrável, um prazer que só faz aumentar a vontade de democratizar cada vez mais.  Exercer a democracia é exercer a cidadania e cidadania não é só um direito, mas também um dever. Portanto, nada mais estou fazendo do que cumprindo com um dever, enquanto cidadã.
Ribeirão é bonita demais, tem inúmeras possibilidades e potencialidades, que devem ser sabiamente exploradas por seus munícipes, de maneira que possa evoluir a cada instante, aperfeiçoando o que já é bom e corrigindo o que ainda é defeito. Temos instrumentos, temos tempo, temos inteligência. Vamos juntos mostrar o melhor que podemos fazer para Ribeirão.
Parabéns a todos que contribuíram para a realização do evento e obrigada ao público que o prestigiou. Ver o esforço e a participação de cada um, é instigante, permite ainda que novos laços de afinidade sejam feitos e que os já existentes fiquem estreitados.  
Seguindo o caminho, que as eleições para a escolha de candidatos a cargos públicos do Legislativo e Executivo, sejam cada vez mais responsáveis. Que possamos cada vez mais enxergar o todo em nossas escolhas, pois é isso que verdadeiramente trará o equilíbrio e a equidade que tanto se fazem necessárias.
Raquel Bencsik Montero

                                    Fotos: Karina Rodrigues



Nenhum comentário:

Postar um comentário