Raquel Montero

Raquel Montero

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Penúltimo dia de debate


Continuando a rodada de debates da sociedade com os vereadores, ontem tivemos o penúltimo dia do evento.
Seguindo as regras, o debate foi dividido em dois grandes blocos, sendo o primeiro bloco de apresentação do candidato em cinco minutos, e após, iniciava-se rodada de perguntas de pessoas do público presente, sorteadas pelo mediador, seguidas de respostas dos candidatos também sorteados pelo mediador. O segundo bloco consistiu na mesma sistemática de perguntas e respostas, conforme regras do debate divulgadas no blog do Forum Social (http://forumsocialrp.blogspot.com.br/ ).
Continuou a transmissão do debate em tempo real pela internet, por intermédio da TV Fuligem, no endereço eletrônico http://www.livestream.com/tvfuligem  

Através da transmissão do debate pela  TV Fuligem internautas também podiam fazer perguntas aos candidatos, ampliando ainda mais a participação popular.
No penúltimo dia de Debate da sociedade com os candidatos a vereador - Eleições 2012,  estavam presentes os candidatos Rachel Fogaça (PT), Elsa Rossi (PT), Edson Rodrigues Nazaree (PV), Marli Carvalho (PSOL), Paulo Sérgio Pereira (PRB), Dr. Araújo (PPS), Fran Triani (PSC). Ausente o candidato Jorge Daher (PSDB), que ligou no início do debate para avisar que em razão de imprevistos pessoais não poderia ir.
Nesse dia, não houve muita diversidade de temas a serem explorados pelo público. Especificamente, houve indagações acerca de mobilidade urbana, educação, orçamento público, partidos políticos, trabalho legislativo, campanha eleitoral, corrupção.
Destaco, nesse dia de debate, a participação do público. Desperdiçando o tempo, pessoas diferentes do público presente chegaram a fazer três perguntas ao mesmo candidato sobre o mesmo assunto, qual seja, mobilidade urbana. E ainda, sobre mobilidade urbana outros candidatos também foram indagados por outras pessoas.
O tema, por óbvio é importante, mas não foi inteligente perguntar três vezes ao mesmo candidato o que ele pensava sobre mobilidade urbana, eis que na primeira resposta ele manifestou o que pensava sobre isso.
Dai pensa-se, ou o público não estava prestando atenção ou só houve interesse, pelo menos naquele momento, acerca de mobilidade urbana, o que é inaceitável tendo em vista que uma cidade tem muitas outras necessidades que a permitem, de fato, mover-se urbanamente, não dependendo, tão somente, do aspecto "mobilidade urbana", propriamente dita, para se andar no caminho do progresso social.
Isso mostra que na escolha e análise dos candidatos e candidatas a cargos públicos ainda temos que melhorar muito na análise que fazemos.
Enquanto nossa análise for falha, falha será as escolhas que fazemos e nessa sintonia seremos partícipes dos erros dos candidatos eleitos, exatamente porque foram eleitos por nosso voto, decorrente de nossas escolhas. Daí nossa responsabilidade em termos critérios em nossa análise.
Sem critério somos facilmente manipuláveis e influenciáveis por interesses outros que muitas vezes pode não ser o interesse que atenda a todos. Assim estão fazendo na Venezuela, com Hugo Chávez. Manipulações e artifícios falsos para tirá-lo do poder. Mas no final, no voto, quem decide é o povo, então cabe ao povo escolher o que quer. Assim, está em nossas mãos, inclusive, não deixarmos sermos influenciados, e para isso precisamos saber analisar inteligentemente os fatos, a história e, nesse caso, também nossos candidatos.
E hoje temos mais uma chance de exercemos com responsabilidade nossas escolhas. Último dia de debate! Até lá!
Raquel Bencsik Montero 

                                   Foto: http://www.facebook.com/mco.ugt

Nenhum comentário:

Postar um comentário