Raquel Montero

Raquel Montero

domingo, 2 de setembro de 2012

E o debate da sociedade civil com os candidatos a prefeito aconteceu!


E o Debate da sociedade civil com os candidatos a prefeito, organizado por coletivos de Ribeirão Preto, ocorreu ontem no Memorial da Classe Operária - União Geral dos Trabalhadores (UGT).
Estiveram presentes os candidatos Emílson Roveri (PSOL), Fernando Chiarelli (PTdoB), João Gandini (PT), Mauro Inácio (PSTU) e o candidato a vice-prefeito, o vereador Gilberto Abreu (PV). O candidato Duarte Nogueira (PSDB) e a candidata Dárcy Vera (PSD), lastimavelmente não compareceram ao debate.
A imprensa também esteve presente possibilitando maior divulgação do ato (veja notícias abaixo).
Gilberto Abreu foi representando Duarte Nogueira e Dárcy Vera nem ao menos se fez representada por seu vice, Marinho Sampaio (PMDB).
Muito embora Gilberto Abreu tenha comparecido ao debate, representando Duarte Nogueira, todos entenderam que a ausência de Duarte Nogueira não foi suprida eis que o debate foi visou os candidatos a prefeito e não os vices dos candidatos a prefeito.
Dárcy Vera, por sua vez, informou que não compareceu ao debate porque foi avisada com pouco tempo de antecedência, o que é uma inverdade tendo em vista que a candidata foi a primeira a ser convidada para o debate, datando de aproximadamente quinze dias o protocolo do convite que enviamos a ela. A prova do protocolo existe, para quem quiser ver é só solicitar.
Assim, o público presente, bem como os candidatos que respeitosa e coerentemente se fizeram presentes, lamentaram muito a ausência de Dárcy Vera e Duarte Nogueira, que, ao contrário, desrespeitosa e incoerentemente não foram ao debate dialogar com o povo, salienta-se, o mesmo povo para o qual ambos estão pedindo votos.  
Vejam, Dárcy Vera e Duarte Nogueira, fazer campanha privada na televisão é o mais fácil dentro do processo eleitoral. Nessa situação se fala, faz e divulga o que quer, de maneira totalmente unilateral, sem antítese, sem contraditório, sem diálogo. E ai fica fácil até mesmo ludibriar, se, hipoteticamente, o que se está dizendo é inverídico. Daí a necessidade do diálogo, do debate de ideias, da exposição do outro lado, para que assim, o eleitor, que é o foco da campanha eleitoral, tenha mais uma chance de analisar os candidatos, fazer perguntas que na campanha gravada não é possível fazer, analisar a espontaneidade do candidato, já que na campanha gravada essa espontaneidade fica deveras prejudicada, enfim, seria mais uma oportunidade de saber mais dos candidatos. Mas pelo visto, Dárcy Vera e Duarte Nogueira não entenderam assim, não privilegiando o evento e os eleitores.
Com não mais que vinte minutos de atraso o debate começou com cerca de 200 pessoas compondo o público presente. Candidatos em suas cadeiras, ficando reservada a cadeira vazia de Dárcy Vera. Paralelamente iniciava-se a transmissão do debate em tempo real pela TV Fuligem (http://www.livestream.com/tvfuligem) onde internautas podiam acompanhar o debate fazendo comentários e perguntas virtuais. A gravação do debate também pode ser vista a qualquer tempo por  intermédio do link acima.
O debate se deu em três blocos, sendo que no primeiro bloco os candidatos se apresentaram e se manifestaram sobre o Documento Base de Reivindicações formulado pelos movimentos sociais de Ribeirão Preto e constante do blog do Forum Social de Ribeirão Preto(http://www.forumsocialrp.blogspot.com.br/).
O documento de reivindicações e propostas foi compilado por uma Comissão formada a partir do grupo que teve a iniciativa do debate e o está organizando, sendo os membros desta Comissão: Breno Corrêa, Dário Téofilo Shezzi, João Eduardo Tavares Ferreira, Simone Kandratavicius e eu.
Foram recebidas propostas e reivindicações para diversos temas da cidade e todas contempladas num documento conciso que consiste no documento publicado no blog aludido.
 Após, o segundo e terceiro blocos consistiram em perguntas das pessoas do público presente, dirigidas a todos os candidatos.
As regras para o debate definidas em reunião de participantes da organização do evento, sendo estes, Jonas Paschoalick, José Antônio Lages, Lenio Severino Garcia, Simone Kandratavicius e eu, foram previamente informadas para os candidatos e também se encontravam disponíveis no blog do Forum Social de Ribeirão Preto. Essa regras inclusive foram executadas com maestria pelo mediador José Roberto Porto, e cumpridas respeitosamente pelos candidatos e pelo público presente, transcorrendo harmonicamente o debate.
As indagações feitas por pessoas da platéia refletiram várias das necessidades do município, tais como mobilidade urbana, democracia participativa, orçamento municipal, diversidade sexual, aeroporto, lealdade aos princípios do mandato público, produção de alimentos dos pequenos produtos da cidade. E as respostas dos candidatos permitiram ampliar a análise dos eleitores sob as campanhas e projetos dos candidatos hodiernos.
As explanações dos candidatos foram de boa qualidade com sugestões e críticas ponderadas e sensatas, nada mirabolantes e nada agressivas, dentro da razoabilidade. Os candidatos também se comportaram muito bem ao ouvirem seus colegas, em posturas muito elegantes, com exceção do candidato Fernando Chiarelli que, por vezes tentou polemizar o debate, aumentando a voz e fazendo expressões irônicas, em circunstâncias desnecessárias.
É essa qualidade que queremos ver em todas as manifestações dos candidatos à cargos públicos de representação popular. Agressões, ofensas e violências em nada irão melhorar a cidade, ao revés, só contribuirão para mais violência, numa corrente maléfica para as portas da cidade.
Campanha eleitoral que verdadeiramente almeje o bem da cidade e dos munícipes, se faz com propostas, ideias, sugestões e críticas que em nada se confundem ou se assemelham com ofensas e simples desqualificação do concorrente. Quando uma campanha política se faz com ofensas, é porque não há projetos.
Nas palavras de candidatos e de pessoas do público, dentre elas vários assessores de candidatos, o debate foi perfeito!
Parabéns a todos que contribuíram para este evento que objetivou celebrar a democracia participativa no processo eleitoral e, por conseguinte, mudanças melhores para a vida em sociedade.
Nos vemos no próximo debate, agora no Debate da sociedade civil com os candidatos a vereador, a partir do dia 04/09/2012, às 19hrs na UGT. Vejam cronograma do debate e mais informações no blog do Forum Social de Ribeirão Preto.
Até lá!
Raquel Bencsik Montero  
                                     
                                    Foto: Karina Rodrigues

                                          Foto: Memorial da Classe Operária

Demais Fotos: Régis Montero










"Jornal da Clube" em 01/09/2012:



Jornal "Gazeta" em 02/09/2012:





Jornal "A Cidade" em 02/09/2012:

Propostas e ataques marcam debate de prefeituráveis

Candidatos responderam perguntas do público no evento realizado neste sábado (1), no Memorial da Classe Operária de Ribeirão Preto

Monize Zampieri
Tamanho da LetraA-A+
O debate promovido neste sábado (1) por 15 associações e movimentos populares com os candidatos à Prefeitura de Ribeirão foi marcado por propostas e ataques.
A ausência da prefeita Dárcy Vera, candidata à reeleição pelo PSD, e do tucano Duarte Nogueira, foi duramente criticada pelos adversários. Nogueira foi representado pelo candidato a vice Gilberto Abreu (PV).
Durante três horas, os postulantes apresentaram seus planos de governo nas áreas de mobilidade urbana, transporte coletivo e saneamento. Emilson Roveri (PSOL), Fernando Chiarelli (PT do B), João Gandini (PT), Mauro Inácio (PSTU) e Gilberto Abreu (PV) também expuseram opiniões sobre a atuação dos conselhos, racismo e discriminação. Dentre os planos em comum, eles defenderam corredores exclusivos para ônibus e passe livre para estudantes, além de um planejamento para o trânsito local.
Documento e perguntas
Didivido em três blocos, mais as considerações finais, o debate, que foi realizado no Memorial da Classe Operária, começou com candidatos comentando o documento aberto que apresentou os anseios das entidades organizadoras, que representam diferentes setores da sociedade.
Nos dois blocos seguintes, populares e até candidatos ao Legislativo fizeram perguntas que foram respondidas pelos quatro.
Em meios as respostas, os postulantes mantiveram alfinetadas ao atual governo municipal e ao Governo do Estado. Chiarelli e Gandini foram os que mais atacaram Dárcy e Nogueira.
Convidado por Gandini, o deputado federal Arlindo Chinaglia (PT) assistiu a parte do debate em meio aos populares. Segundo a organização, mais de 200 pessoas acompanharam o evento, que também foi transmitido ao vivo no site TV Fuligem. "Superou nossas expectativas. Foi um debate respeitoso e positivo", avaliou Raquel Montero, integrante do Movimento do Panelaço e do Movimento Pró-Moradia.
A assessoria de Nogueira declarou que o tucano não compareceu ao debate porque havia marcado visitas e caminhadas anteriormente.
Já a assessoria de Dárcy justificou a ausência lamentando que a candidata à reeleição foi convidada dois dias antes do debate e que, assim como o vice Marinho Sampaio (PMDB), tinha compromissos marcados. Os organizadores alegam que o convite a Dárcy foi enviado há 10 dias.
                                                        

Um comentário:

  1. Evento perfeito! E as canecas do Se Vira deram um show à parte. Pena a Darcy não ter bebido nelas...

    ResponderExcluir