Raquel Montero

Raquel Montero

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Debate da sociedade com os candidatos à vereança de Ribeirão Preto


Seguindo a sequência de debates, aconteceram essa semana três dias de debates, agora, com os candidatos e candidatas a vereança de Ribeirão Preto.
Os debates seguiram o cronograma divulgado no blog do Forum Social de Ribeirão Preto (http://forumsocialrp.blogspot.com.br/ ). Todos com início às 19hrs e no mesmo local, cito, no Memorial da Classe Operária - União Geral dos Trabalhadores (UGT).
Os debates foram divididos, cada um deles, nos respectivos dias 04/05 e 06 de setembro, em dois grandes blocos, sendo o primeiro bloco de apresentação do candidato em cinco minutos, e após, iniciava-se rodada de perguntas de pessoas do público presente, sorteadas pelo mediador, seguidas de respostas dos candidatos também sorteados pelo mediador. O segundo bloco consistiu na mesma sistemática de perguntas e respostas, conforme regras do debate divulgadas no blog do Forum Social.
Em todos os dias de debate houve transmissão em tempo real pela internet, por intermédio da TV Fuligem, no endereço eletrônico http://www.livestream.com/tvfuligem  
Através da transmissão do debate pela  TV Fuligem internautas também podiam fazer perguntas aos candidatos, ampliando ainda mais a participação popular.
No primeiro dia de Debate da sociedade civil com os candidatos à vereador - Eleições Municipais de 2.012, ocorrido no dia 04/09/2012, estiveram presentes os candidatos Fábio de Jesus Silva (PT), Fábio Henrique Silva (PT), Mauro Cezar (PSDB), Marcos Papa (PV), Francisco Noronha de Oliveira (PSTU), Wagner Higashi (PSOL). Não foram os candidatos Valério Dias (PSD) e José Luiz Amo (PRB).
Nesse dia falou-se muito de assentamento, educação, cultura, mobilidade urbana, discriminação racial, diversidade sexual, drogas, meio ambiente.
No segundo dia de debate, em 05/09/2012, estiveram presentes os candidatos Angêla Roberto (PT), Regina Prado (PR), Suavinho (PPS), Ulian Júnior (PSOL), Luiz Antônio França (PSC). Não foram os candidatos José Donizete Ferreira (PT), Normando Celestino (PCdoB), Gláucia Berenice (PSDB), sendo que a candidata Gláucia Berenice avisou previamente à Organização do evento que não poderia ir porque estava debilitada em razão de pressão alta.
No segundo dia de debate os temas destacados foram movimentos sociais, democracia participativa, terceirização, papel fiscalizador do vereador, política para animais, segurança, reeleição, assentamentos.
No terceiro dia de debates, em 06/09/2012, estiveram presentes os candidatos Beto Cangussu (PT), Silvia Seixas (PT), André Rodini (PV), Fábio Sardinha (PCdoB), Dara Resende (PRB), Carunchão (PR), Jorge Luiz de Almeida (PSDB). Não foi o candidato Nilton Gaiola (PSC).
Nesse dia os temas ressaltados foram educação, partidos políticos, saúde, meio ambiente, mandato popular e assentamentos.
Com presença e participação dos munícipes de Ribeirão Preto no recinto, os debates transcorreram de maneira pacífica e respeitosa, sem nenhum registro desagradável, consagrando-se um ato inovador na política da cidade que nunca havia realizado tal evento antes. E essa foi uma oportunidade mais justa para os candidatos e para os eleitores. Para os candidatos porque, com relação à propaganda eleitoral gratuita divulgada na televisão e no rádio, tiveram mais tempo e chance de se apresentarem e apresentarem sua campanha, tendo em vista que na propaganda eleitoral gratuita o tempo para isso é pífio. Para os eleitores porque também tiveram mais tempo para analisar os candidatos, eis que o tempo da propaganda eleitoral gratuita não possibilita essa análise. A legislação eleitoral e a imprensa que organiza debates, deviam pensar nisso e passarem a recepcionar a ideia. Todos ganharemos com isso já que será mais uma chance de pesquisarmos sobre os candidatos.
Candidatos e participantes sairam satisfeitos do evento, com generosos elogios à todos que contribuiram para a concretização da ideia.
Semana que vem, 10 e 11, tem mais debates e a finalização do evento. Compareçam e divulguem!
Até lá!
Raquel Bencsik Montero

                   Fotos: http://www.facebook.com/mco.ugt



Nenhum comentário:

Postar um comentário