Raquel Montero

Raquel Montero

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Após protesto, vereadores de Sertãozinho revogam o aumento de subsídio


                                      "Jornal da Clube" em 10/09/2012;
http://www.jornaldaclube.com.br/videos/7099/manifestantes-prometem-panelaÇo-na-cÂmara-de-sertÃozinho

                                      "Jornal da Clube" em 11/09/2012;

http://www.jornaldaclube.com.br/videos/7107/manifestaÇÃo-contra-aumento-dos-salÁrios-dos-vereadores-de-sertÃ

                                      "Jornal da Clube" em 12/09/2012;

http://www.jornaldaclube.com.br/videos/7121/sertÃozinho-apÓs-manifestaÇÃo-popular,-vereadores-desistiram-de


Ah, se o povo se lembrasse sempre do poder que tem... ...já teríamos conquistado muito mais.
Já poderíamos estar vivendo o socialismo ou o comunismo, como preferirem. Já poderíamos conviver como uma grande família.
Mas, ainda, o povo só se lembra do poder que tem nos momentos que mais atacam o seu bolso, mais especialmente quando o Poder Público decide sobre aumento de despesas que irão influenciar diretamente a renda do cidadão, como no caso de aumento de impostos, corte de assistências ou, como é a hipótese que iremos falar agora, aumento no subsídio dos vereadores de Sertãozinho, interior de São Paulo.
Ocorreu a notícia que os vereadores de Sertãozinho aumentaram seus próprios subsídios no patamar de aproximadamente 25%. Na sessão seguinte à do aumento, populares estavam na Câmara para repudiar esse aumento. Rápido né?!
Podia ser rápido assim também, quando os vereadores decidem sobre o orçamento público, a educação municipal, a saúde municipal, diretrizes do trânsito, etc. Em todos os demais aspectos que fazem parte da vida da cidade e do munícipe. Mas sabemos que isso não ocorre.
Não estou achando ruim o protesto que ocorreu, pelo contrário, compactuo com ele junto com demais companheiros que inclusive foram até Sertãozinho ajudar a população de lá a protestar, unindo forças com eles. Apoio, incentivo e reconheço a legitimidade do ato e do esforço de cada manifestante.
Concomitantemente à concordância que tenho com o ato, tenho crítica, no sentido de fazer com que os protestos sejam cada vez mais presentes. Essa é a intenção, de maneira que, a manifestação popular não fique restrita ao último ano de mandato dos vereadores, isto é, tão somente quando eles votam sobre o aumento de seus subsídios, senão, todos os demais assuntos que nos interessam para vivermos bem ficará relegado ao livre alvedrio do Legislativo e do Executivo, e, assim sendo, sabemos que nem sempre teremos decisões positivas, e é ai que nos prejudicamos e prejudicamos a todos, com as consequências das decisões mal pensadas e, por decorrência, mal decididas.
E o povo tem poder para determinar e mudar as decisões sobre a cidade. Veja ai em Sertãozinho, em basicamente uma semana de protesto, os vereadores se retrataram e revogaram o aumento aplicado. Mais de trezentas pessoas presentes na última sessão da Câmara de Vereadores sertanezina clamando num mesmo sentido. Que maravilha! Podia ser sempre assim. Deve ser sempre assim, em todos os momentos que as decisões tomadas pelo Poder Público puderem prejudicar a cidade e os munícipes, bem como quando pudermos colaborar para decisões mais benéficas.
Parabéns aos manifestantes que contribuíram para essa conquista. Parabéns a imprensa que deu repercussão ao ato e, agindo assim, sempre colabora para o ganho coletivo.
Que esse possa ser o começo ou recomeço, de uma vida de militância popular na pequena Sertãozinho.
Raquel Bencsik Montero

Nenhum comentário:

Postar um comentário