Raquel Montero

Raquel Montero

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Repercussão da passeata do Panelaço


As notícias informam e deixam a mensagem; mais uma vez o Panelaço foi um sucesso"!

Veja mais notícias nos jornais "Gazeta de Ribeirão" e "Tribuna Ribeirão", em versão impressa ou, acaso seja assinante, pela internet.

Vídeo:






Sábado, 14 de Abril de 2012 - 21h56

Movimento 'Panelaço' vai às ruas e faz enterro

Movimento voltou a exibir faixas contra o aumento de 39,8% que os parlamentares vão ter a partir de 2013

Jacqueline Pioli
Tamanho da LetraA-A+
Cerca de cem pessoas foram às ruas neste sábado (14) e caminharam até a Câmara de Ribeirão Preto, onde fizeram o segundo enterro simbólico dos 20 vereadores da cidade. A ação "Panelaço na rua: por mais participação política" foi organizada pelo grupo "Movimento do Panelaço", que há algumas semanas já organiza protestos no prédio do Legislativo.
O grupo se reuniu às 10h na Esplanada do Theatro Pedro II e percorreu as ruas do Centro demonstrando a indignação frente ao aumento de quase 40% dos salários dos vereadores, aprovado no mês passado. Vestidos de branco, os manifestantes levaram faixas, apitos e cruzes.
A bateria da Atlética da USP e um carro de som acompanharam os manifestantes. Alguns carros aderiram ao movimento, seguindo em carreata. Depois, em frente à Câmara, o grupo fincou cruzes com o nome de todos os vereadores e a data da votação do aumento salarial.
"A população de Ribeirão Preto não mais assistirá atônita e passivamente à usurpação do poder público e da democracia por um bando de oportunistas que têm como fim único a sua usurpação no poder. O povo acordou e a conta será cobrada", divulgou o grupo na internet.
Segundo a organizadora do movimento, Isabella Araújo, já foram realizadas várias reuniões e os participantes do panelaço estão visitando escolas e entidades para divulgar a manifestação. "Contamos com a participação de diversas classes na luta para que o povo tenha voz na política", diz.
"Estou aqui hoje para contribuir com a democracia e exercer a cidadania", afirma a advogada Marina Quintino, de 23 anos. "A ética não tem preço. Política não é carreira, nem emprego", comenta o bancário Rafael de Lacorte, de 31 anos.
Os manifestantes aproveitaram a passeata para pedir por melhorias no atendimento à saúde. "Mais médicos, menos vereadores", escreveram nas faixas.
Essa foi a sexta ação do Movimento do Panelaço. A última ocorreu na quinta-feira. Após realizar um enterro simbólico da ética, em frente à Casa de Leis, utilizando cruzes, o grupo voltou ao plenário para protestar contra o reajuste salarial e a falta de resposta às manifestações.

14/04/2012 - 13h20

Protesto contra alta salarial de vereadores vai às ruas em Ribeirão Preto

PUBLICIDADE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE RIBEIRÃO PRETO

Atualizado às 16h58.
Após seis manifestações seguidas realizadas em sessões da Câmara de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo), integrantes do Movimento Panelaço foram às ruas do centro da cidade na manhã deste sábado (14), contra o aumento salarial dos vereadores.
Integrantes do grupo, criado a partir das redes sociais, protestaram na Esplanada do Theatro Pedro 2º.
Com cartazes e alto-falante, os manifestantes convidavam as pessoas que passavam pelo centro a protestar contra os vereadores da cidade.
Uma faixa em branco foi estendida no chão e canetas eram distribuídas para que as pessoas deixassem recados para os vereadores, a maioria em protesto contra o recente aumento salarial dos parlamentares, de quase 40%.
Márcia Ribeiro/Folhapress
Pessoas escrevem mensagens de protesto contra o aumento salarial dos vereadores de Ribeirão
Pessoas escrevem mensagens de protesto contra o aumento salarial dos vereadores de Ribeirão
Desde 27 de março, o Movimento Panelaço tem acompanhado todas as sessões do Legislativo. Isso ocorreu após os vereadores aumentarem em 39,8% os seus salários, que vão de R$ 9.288,04 para R$ 12,9 mil na legislatura 2013-16.
Além da luta contra o reajuste, o grupo também é contrário à ampliação do número de cadeiras no Legislativo de Ribeirão de 20 para 27.
Durante a tarde, os manifestantes fizeram uma passeata pelas ruas da região central.



Nenhum comentário:

Postar um comentário