Raquel Montero

Raquel Montero

sábado, 5 de abril de 2014

Um bazar que promove conhecimento e recicla bens


No Jardim Irajá, na praça que fica entre a rua Chile, rua Thomaz Nogueira Gaia, rua Cavalheiro Torquato Rizzi e rua Antonio Achê, existe desde 2010 um bazar de roupas, sapatos e brinquedos. Todos já usados, mas em sua maioria, em bom estado de conservação.
São todos doados, a maior parte para o Centro Espírita União Fraterna, localizado no bairro Jardim Botânico, que repassa as doações para o bazar. Doações também são feitas diretamente, no próprio bazar.
Quando precisa lavar e consertar as roupas, os sapatos e os brinquedos, com presteza e comprometimento, as mulheres que organizam o bazar, assim o fazem. Marlene Aparecida Gonçalves de Carvalho, Terezinha de Jesus Seixas Moizés, Julieta Seixas Moizés, Vera Nogueira e Valdete Ferreira, são as mantenedoras do bazar, que os promove em nome do Centro Espírita União Fraterna.
Montar, arrumar, expor, vender, desmontar, desarrumar, levar para a casa para depois montar de novo, arrumar... ...em toda a terça e sexta-feira, das 14hrs às 18hrs, essa é rotina dedicada e abnegada dessas mulheres. Elas, todas senhoras, aposentadas, com exceção de Julieta que é mais jovem, poderiam estar só passeando, mas escolheram dar outro significado e destino para o tempo. Escolheram fazer com que o tempo delas contribuissse e ajudasse a vida de outras pessoas. E conseguiram.
Até hoje o bazar já arrecadou 22 mil reais. Todo o dinheiro proveniente das vendas do bazar é destinado para a manutenção do Centro União Fraterna e para a creche que o Centro contribui, a Obreiros do Bem, que fica na periferia, no bairro Parque Ribeirão Preto.
A creche funciona todos os dias. No sábado, membros da União Fraterna vão na creche para evangelizar crianças, fornecer café da manhã e distribuir para a comunidade parte das roupas, sapatos e brinquedos doados à União Fraterna.    
Embora o bazar venda as peças, os preços são módicos, permitindo a aquisição por mais pessoas. Camisas sociais e calças jeans são vendidas a R$ 5,00, sapatos tem a partir de R$ 1,00. Assim o bazar realiza várias funções sociais; na circulação dos bens usados doados, o bazar recicla bens, e na manutenção do Centro Espírita e da creche, promove conhecimento.
E algumas das senhoras ainda abraçam outras causas. Enquanto eu conversava com elas uma rifa estava circulando. Trata-se de uma rifa para arrecadar dinheiro para a compra de medicamentos para um gato de rua, que está necessitando de tratamento de saúde. Também são defensoras da causa animal e no bazar também estendem essa bandeira na defesa dos animais.
Todas as vezes que passei no bazar senti uma energia contagiante. Vi alegria no rosto e brilho nos olhos das mulheres que o mantêm. Uma alegria e um brilho que se misturam com a luz do sol que clareia a praça onde elas ficam. Daí já não sabemos mais o que é a luz do sol e o que é a luz da energia que nasce da solidariedade e da fraternidade que vi nessas mulheres.
Sentada ali, conversando com elas, embaixo de uma grande árvore que faz uma enorme sombra reconfortante, constatei mais uma vez que a vontade de ajudar e criar é a vontade que mais nos mantêm vivos e que mais nos une.

Raquel Montero

Nenhum comentário:

Postar um comentário