Raquel Montero

Raquel Montero

terça-feira, 8 de abril de 2014

Bom Prato no HC sim!



Ontem, dia 07 de abril, Dia Mundial da Saúde, deveria ser um dia para comemoração, "só que não..."

Sob organização do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde (Sinsaúde), Sindicato dos Trabalhadores da USP (Sintusp), Centro Acadêmico Rocha Lima e com apoio de entidades e movimentos sociais, servidores da USP e do Hospital das Clínicas (HC) da USP fizeram uma manifestação na manhã do dia 7, para reivindicar a instalação de um restaurante popular no local, o Bom Prato.

Essa reivindicação é antiga, e historicamente negada pela gestão do PSDB no governo estadual.

A justificativa dada pelo governo estadual para a não instalação do Bom Prato no local é a falta de área para construção do prédio. Contraditoriamente, existem quatro restaurante particulares no local. Então, tem ou não tem espaço para o restaurante popular? Foi unânime o repúdio à essa justificativa por parte das pessoas que se manifestaram no ato.

Em nota distribuída pela assessoria de imprensa do HC,  este reforçou a inexistência de área do hospital para a construção do Bom Prato. Veja a íntegra da nota.




“O Hospital das Clínicas reconhece a importância da Rede de restaurantes populares BOM PRATO, cuja idealização e organização é do Governo do Estado e se constitui em um Programa bem sucedido, pelos excelentes resultados que vem apresentando, inclusive com ampla aceitação  demonstrada por meio de avaliações feitas pela população que dela se utiliza.

Porém, com referência à proposta de instalação de uma unidade no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, localizado no Campus Universitário Monte Alegre, é preciso esclarecer que a área utilizada pelo Hospital é de propriedade da Universidade de São Paulo, e uma proposta desse porte, dependerá de construção em uma nova área, pertencente à USP, já que não há instalações disponíveis. Portanto, caso ainda haja intenção de viabilizá-la, esta proposta deverá ser, inicialmente, discutida com a USP.

Os funcionários do Hospital são servidores públicos estaduais, cujo pagamento dos salários é efetuado pelo Governo do Estado”.

Então qual a lógica da existência de QUATRO restaurantes particulares no local? Se não tem área para o restaurante popular, por que tem área para o restaurante particular, e QUATRO espaços?

Inadmissível a resposta do Governador Alckmin, e dessa forma a repudiamos.

Além do Bom Prato outras reivindicações foram feitas, inclusive como forma de denúncias. Falou-se de condições insalubres do HC, da falta de investimento nos servidores e na estrutura do atendimento. Denunciou-se ainda a ameaça de demissão que os servidores sofreram ao anunciarem a organização da manifestação.

Infelizmente o histórico de mais de vinte de PSDB no governo estadual faz dessa notícia mais uma consequência lastimável da atual gestão estadual, mas não uma novidade. Há tempos o Governo estadual substituiu o diálogo pela violência. Trata movimentos sociais com aparato da Polícia Militar.

Uma lógica que não se sustenta mais, que se esgotou em si, e em si também se fragmentou. Precisamos sim, de mais e mais intervenções populares para denunciar os descalabros praticados por Alckmin, para, assim, fazermos a mudança tão necessária para o Estado de São Paulo, em todos os seus aspectos.


Raquel Montero 

Nenhum comentário:

Postar um comentário