Raquel Montero

Raquel Montero

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

MPSP vai ao Judiciário combater o IPTU


Em reunião no Ministério Público de São Paulo, na tarde de ontem, 19/02/2013, o promotor de justiça Sebastião Sérgio da Silveira, convidou o nosso grupo, que o provocou a se manifestar a respeito do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Ribeirão Preto, para que ele informasse pessoalmente e oficialmente ao grupo o que ele já havia antecipado para a imprensa, isto é, sua decisão sobre o ajuizamento da ação judicial para pleitear no Judiciário a declaração de inconstitucionalidade da lei que aumentou o IPTU de 2.013 em Ribeirão (veja notícia em http://raquelbencsikmontero.blogspot.com.br/2013/02/prefeita-darcy-vera-ignora-vontade.html).
Na reunião, o promotor perguntou ao grupo se concordavam com a ação, e, sob consenso de todos, ficou acertado a propositura da ação civil pública que deverá estar pronta, no máximo, até segunda-feira, segundo compromisso assumido pelo promotor na reunião pública e sob os testemunhos da imprensa.
Assinarão a ação, além do promotor, a Defensoria Pública de São Paulo, a associação Amarribo, a federação das associações de bairros de Ribeirão, e pelos menos mais três associações de moradores de Ribeirão. Verificar-se-á a possibilidade da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Ribeirão, assinar também.
Quanto mais adesões, mais força a ação judicial carregará no Judiciário, e isso repercute positivamente na análise do mérito.
Liminarmente será requerido ao juiz a suspensão da exigibilidade da cobrança do IPTU por parte da Prefeitura, onde todos os contribuintes da cidade serão beneficiados acaso o juiz conceda essa liminar.
No mérito será pleiteado que o Judiciário declare a lei inconstitucional e assim, nulo o aumento do IPTU.
Com isso, cumprimos o objetivo que nos levou ao MPSP. Desde o início sustentei a inconstitucionalidade dessa lei horrenda e funesta, que como tal, não podia ser mantida. E o promotor concordou com a inconstitucionalidade. Agora, cumprido o objetivo e o dever cidadão, que o Judiciário faça o melhor para a população, julgando a lei que aumentou o IPTU como inconstitucional.
A todos que se esforçaram pela causa e acreditaram no poder de mudança, parabéns!
Mas, contudo, ainda temos algo muito melhor como expectativa. Trata-se da resposta da Câmara de Vereadores ao protocolo que fizemos na sexta-feira, 15/02/2013 (http://raquelbencsikmontero.blogspot.com.br/2013/02/iptu-agora-e-com-camara.html).
Sobre o protocolo, esperamos que o Legislativo municipal faça a lei para revogar o aumento do IPTU. Essa resposta será a mais rápida e eficaz para atender aos anseios da população. Continuamos torcendo para isso acontecer.
Raquel Bencsik Montero  

http://www.jornalacidade.com.br/editorias/politica/2013/02/19/ministerio-publico-define-acao-publica-contra-iptu.html

http://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/jornal-regional/videos/t/edicoes/v/ministerio-publico-decide-entrar-com-acao-para-barrar-aumento-de-iptu-em-ribeirao/2415977/

Nenhum comentário:

Postar um comentário