Raquel Montero

Raquel Montero

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Comissão Permanente de Direito e Defesa dos Animais



Quero falar, com muita alegria, dos últimos acontecimentos do Legislativo de nossa Ribeirão Preto.
Na última sessão da Câmara de Vereadores de Ribeirão, a vereadora Viviane Alexandre (PPS), apresentou uma ótima proposta aos demais vereadores de nossa Câmara. Trata-se a proposta de uma Comissão Permanente de Estudos sobre os animais. Comissão que até então não existia em nossa Câmara, mas que com o aval de todos os outros vereadores, foi aprovada com grande reconhecimento de sua importância.
Fiquei muito emocionada com a criação desta Comissão. Todos aqueles que se importam com a causa animal sabem o quanto este ato representa uma grande conquista para a defesa e o progresso da causa animal. Agora poderemos ter no Legislativo municipal estudos especializados e direcionados aos animais, com diligências e fiscalizações específicas. Olha a amplitude dessa conquista. E dentro da grandiosidade do ato, ele ainda serve de exemplo para demais municípios que porventura não tenham a mesma comissão e podem aproveitar o exemplo para criar suas respectivas comissões. 
Não faz muito tempo também tivemos em Ribeirão a excelente iniciativa do Poder Público municipal na criação, por lei, do Conselho Municipal de Defesa dos Animais e do Conselho Municipal de Defesa do  Bem-Estar Animal. E por parte do Governo Estadual, tivemos a criação de uma delegacia especializada para os animais, sendo a de Ribeirão uma das três existentes no Brasil.
A Ordem dos Advogados do Brasil da Subseção de Ribeirão Preto, (OABRP), também mostrou preocupação com a causa criando a Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais, que hoje, sob a nova gestão da  OABRP, conta com a coordenação da engajada e abnegada ativista da causa animal, a advogada Sandra Maria da Silva, que em seu nobre trabalho nos bastidores da causa, reproduz histórias louváveis de sua valorosa ajuda aos animais.
Todas essas conquistas não solucionam os problemas e carências relacionados aos animais de Ribeirão, pelo contrário, a necessidade dessas criações atestam como ainda precisamos consertar muitas falhas nos direitos de nossos animais, mas, ao mesmo tempo, essas criações trazem a mensagem de que diante das necessidades e falhas, estamos dispensando mais atenção e preocupação com os animais, e isso sim, é a grande conquista.
Que os estudos e trabalhos da nova Comissão da Câmara possam trazer o alívio benfazejo aos nossos irmãos animais, que a tanto tempo sofrem com medidas ainda tão arcaicas daqueles que no inverso do que deveriam fazer, lhes praticam o mal.
Parabéns à vereadora Viviane Alexandre pela brilhante iniciativa da Comissão Permanente de Direito e Defesa dos Animais, e parabéns aos demais vereadores que aprovaram esse projeto, por unanimidade. Parabéns também à vereadora Viviane Alexandre por contar em seu quadro de assessoria parlamentar com outras duas grandes ativistas da causa animal, Maria Cristina Dias, Vice-Presidente de uma séria associação de defesa dos animais, a Associação Vida Animal (AVA), que a anos defende voluntariamente e com afinco os animais de Ribeirão, e Camila Secani, advogada voluntária da comprometida organização não governamental (ong) "Murilo Pretinho", que da mesma forma presta inestimável defesa aos animais.
Sinto emoção e orgulho com essas notícias, e creio; os animais estão em festa.
Raquel Bencsik Montero

Nenhum comentário:

Postar um comentário