Raquel Montero

Raquel Montero

quarta-feira, 23 de março de 2016

2011... ...direitos humanos nas favelas



Uma reintegração de posse de terra ocorrida em 05/07/11 na Favela da Família, em Ribeirão Preto, tornou-se um marco dos acontecimentos violentos na questão de terras em Ribeirão(http://www.jornaldaclube.com.br/videos/1324/moradores-despejados-de-uma-favela-de-ribeir%C3%83o-preto). Policiais militares usaram cães, cavalos, bombas de efeito moral e balas de borracha contra as pessoas que ocupavam as terras. Foi triste assistir a tanta covardia, violência e humilhação. A reintegração foi cumprida em decorrência de uma liminar proferida pelo juiz, Júlio César Spoladori Domingues.




Diante de tais fatos pessoas, entidades e movimentos sociais se uniram para se manifestarem pacificamente no dia 11/08/11 no fórum onde trabalha o juiz autor da ordem, objetivando repudiar o episódio e reivindicar soluções pacíficas para casos futuros, desvinculadas de qualquer violência e baseada no respeito aos direitos e garantias fundamentais a que faz jus todo indivíduo.

Além da manifestação fizemos um manifesto e o destinamos a todas as varas do fórum de Ribeirão. Depois desse fato o mesmo que juiz expediu a ordem de reintegração de posse não integrou mais o Conselho Municipal de Moradia Popular, sendo que antes ele era um dos Conselheiros, e também, depois dessa manifestação que fizemos e que toda a imprensa deu cobertura, não houve mais episódio de reintegração no mesmo sentido, ou seja, conseguimos um pouco mais de respeito e cautela com as pessoas que moram em favelas. Foram grandes conquistas e o fato se tornou um marco em razão da truculência praticada e também porque em razão daquele fato pessoas se uniram para somar forças e tentar fazer com que nunca mais aquela situação se repetisse. Eu fui uma dessas pessoas e desde então comecei a falar de direitos humanos com moradores de favelas e a organizá-los junto com outros militantes para a defesa de seus direitos. Da tristeza tiramos aprendizados e forças para dias melhores. Essa foi a maior conquista.
Raquel Montero

Nenhum comentário:

Postar um comentário