Raquel Montero

Raquel Montero

segunda-feira, 14 de março de 2016

2010... ....Para que serve a utopia? Serve para que eu não deixe de caminhar.




  Em 2010 fui novamente nomeada para a Comissão de Direitos Humanos da OAB, agora por outro Presidente da entidade, o advogado Ricardo Rui Giuntini. No total fiquei cinco anos como representante de Direitos Humanos da OAB, por duas gestões consecutivas e de dois diferentes presidentes da entidade.

  Foi na segunda nomeação que atendi um dos casos mais emblemáticos da minha militância social. Foi o Elvis. Um moço. Quase a mesma idade que a minha. Ele estava preso no Centro de Detenção Provisória (CDP), mas não devia estar ali, já que era doente mental e necessitava de cuidados especiais, conforme prevê a lei. Mas não era só o Elvis que estava preso em estabelecimento errado. Através do Elvis tive acesso a vários outros doentes mentais que também estavam no CDP porque não havia vaga em hospital de custódia e tratamento psiquiátrico. Meu Deus! Quanto absurdo! Quanto desrespeito às pessoas!

  A realidade se mostrava bem diferente do que previa a lei. E a mesma realidade gritava por mudanças. As mudanças que também nos motivam a sonhar. O sonho das mudanças que queremos ver na realidade. Eu quis mudar aquilo, para nunca mais ver aquela situação. 

  De tanto nos falarmos, fiz amizade com o Elvis e sua mãe. A mãe dele sempre me ligava, inclusive para desejar feliz Ano Novo e Natal. Um dia me ligou e disse que o Elvis estava todo diferente, estava alegre e cheio de planos, dentre os planos ele disse para ela que "queria fazer Direito para se tornar meu colega advogado e juntos combatermos as coisas erradas". 

   Era o sonho das mudanças que tem o poder de transformar realidades e pessoas.

  Raquel Montero

Nenhum comentário:

Postar um comentário