Raquel Montero

Raquel Montero

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Roda viva sobre tansexualidade



Hoje, na fonte da faculdade de Direito da USP, teve roda viva com a ativista transexual Agatha Lima, que explanou sobre a situação atual do cenário LGBT e suas experiências como uma transexual.

Cada vez que ouço a Agatha aprendo um pouco mais sobre persistência, determinação, coragem, autenticidade. As experiências pelas quais ela passou ensinam sobre lutas sociais, militância e são exemplos do quanto ainda temos que trabalhar para acabar com os preconceitos.



O Brasil tem conquistado importantes resultados nesses temas. No entanto, há ainda muito a ser conquistado e melhorado. As discriminações de gênero, étnico-racial e por orientação sexual, são produzidas e reproduzidas em todos os espaços da vida social brasileira.
Só leis não bastam para transformar mentalidades e aperfeiçoar culturas, é preciso ações que promovam a discussão desses temas, motivem a reflexão individual e coletiva e contribuam para a superação e eliminação de qualquer tratamento preconceituoso. Intervenções que propiciem debates que, por sua vez, promovam reflexão são fundamentais para ampliar a compreensão e fortalecer a ação de combate à discriminação e ao preconceito. E a conversa de hoje foi exatamente nesse sentido.
Mais sobre a história de vida da Agatha pode ser lida na história em quadrinhos Malu; memórias de uma trans.

Raquel Montero

Nenhum comentário:

Postar um comentário