Raquel Montero

Raquel Montero

sábado, 17 de maio de 2014

Contra a homofobia


Ato público realizado hoje, dia 17 de maio, dia internacional de luta contra a homofobia, na Feira do Livro de Ribeirão Preto. Lutamos por uma sociedade livre de homofobia, mais fraterna, mais plural, mais democrática e que além de respeitar as diferenças entenda o caráter vital delas. È com as diferenças que nos completamos, assim como um grande quebra-cabeça, onde cada peça complementa outra e todas juntas formam um todo harmônico.

 Com Fabio Jesus, da Ong Arco-Íris e Agatha Lima II, da Ong Asgattas (associação de transexuais, travestis e transgeneros).

Só leis não bastam para transformar mentalidades e aperfeiçoar culturas, é preciso ações que promovam a discussão desses temas, motivem a reflexão individual e coletiva e contribuam para a superação e eliminação de qualquer tratamento preconceituoso. Intervenções que propiciem debates que, por sua vez, promovam reflexão são fundamentais para ampliar a compreensão e fortalecer a ação de combate à discriminação e ao preconceito.
Se a realidade mostra que ainda existem discriminações que desrespeitam as diferenças, mais ainda devemos estar encorajados a lutar por mudanças, para que a realidade seja transformada e assim possamos de fato viver com respeito a todos.
Estou certa de que esse debate e a defesa da diversidade é o caminho mais consistente e promissor para um mundo sem intolerância, mais plural e democrático.
Ao discutir tais questões com a sociedade, busca-se contribuir com uma sociedade mais respeitosa, amorosa, fraterna, formadora de pessoas dotadas de espírito crítico e de instrumentos conceituais para se posicionarem com equilíbrio em um mundo de diferenças e de infinitas variações. Pessoas que possam refletir sobre o acesso de todos à cidadania e compreender que as diferenças devem ser respeitadas e promovidas e não utilizadas como critérios de exclusão social e política.

Raquel Montero

Nenhum comentário:

Postar um comentário