Raquel Montero

Raquel Montero

sábado, 24 de maio de 2014

Encontro para planejarmos o futuro



 Encontro ocorrido agora a pouco na Câmara de Vereadores de Ribeirão Preto para colocarmos propostas, debatermos ideias e planejarmos nosso futuro diante das eleições que se aproximam.

Reduzir as desigualdades em um estado do tamanho e da complexidade de São Paulo não é tarefa fácil. Estamos fazendo a leitura dos desafios do horizonte temporal para fazer frente a uma história de ações desordenadas e concentradoras sobre o território paulista. Ao mesmo tempo, queremos dar os primeiros passos no caminho da construção de um processo de planejamento participativo e transparente que aponte os eixos de superação das desigualdades sociais e econômicas em todo o Estado de São Paulo.




O atual modelo político do Estado de São Paulo limita nossas aspirações e permite que o estado se desvaneça em completa liberdade para o mercado. O mesmo modelo político consolida e assegura a subsistência de um modelo neoliberal imperante em São Paulo, impede a concretização do direito efetivo a educação e saúde de qualidade, como previsto na Constituição Federal, faz com que os trabalhadores não tenham salários dignos e que não possam reivindicar seus direitos sem temor a represálias, permite que as grandes empresas multinacionais levem as riquezas de nosso estado e que exista políticas públicas que só representam os interesses da elite econômica-financeira que sempre dominou o poder e que não admite qualquer projeto de reforma institucional que possa ameaçar seus privilégios.
Se queremos um estado forte, justo e desenvolvido para todos, temos que mudar o status quo político atual. Isso é imprescindível, impreterível e impostergável para as transformações que queremos. Não há outro caminho senão a ruptura dos descalabros que existem hoje no Estado de São Paulo e que são usados como pseudo políticas públicas para, com a ruptura, fazermos a defesa de efetivas políticas públicas que consagrem, de fato, os nossos direitos.
As transformações que queremos em todo o estado só conseguiremos se concretizarmos na prática os já reconhecidos direitos sociais previstos na Constituição Federal e reproduzidos pela nossa Constituição Estadual, notadamente, os direitos à educação, cultura, saúde, moradia digna e proteção ambiental.
Eu acredito que nosso estado pode mais. Não me conformo com a saúde que funciona mal, com as creches que faltam, com a violência que assusta, com a educação que não instrui, com as pessoas sem moradia, com o desrespeito à natureza. Por que nós fazemos tão pouco se podemos fazer tão mais? É possível mudar para melhor!

Vamos juntos mudar o Estado de São Paulo. Nós todos temos um papel decisivo nas mudanças que queremos ver acontecer.

Raquel Montero 

Nenhum comentário:

Postar um comentário