Raquel Montero

Raquel Montero

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Nossa Plenária


Realizamos ontem nossa plenária para mais uma vez nos unirmos em torno da defesa de um projeto que faça com que o Brasil continue crescendo e que o nosso Estado de São Paulo não seja só o estado mais rico da federação, mas que também seja o estado que utilize suas riquezas com justiça social.
O atual modelo político do Estado de São Paulo limita nossas aspirações e permite que o estado se desvaneça em completa liberdade para o mercado. O mesmo modelo político consolida e assegura a subsistência de um modelo neoliberal imperante em São Paulo, impede a concretização do direito efetivo a educação e saúde de qualidade, como previsto na Constituição Federal, faz com que os trabalhadores não tenham salários dignos e que não possam reivindicar seus direitos sem temor a represálias, permite que as grandes empresas multinacionais levem as riquezas de nosso estado e que exista políticas públicas que só representam os interesses da elite econômica-financeira que sempre dominou o poder e que não admite qualquer projeto de reforma institucional que possa ameaçar seus privilégios.


Mas para promover transformações sociais é preciso muito mais do que bons projetos, é preciso vontade e coragem para decisões inovadoras. As transformações sociais que ocorreram no Brasil nos últimos onze anos só foram possíveis porque a vontade de inovar foi maior que o medo de tentar.

Renovar a política significa ter mais atitude e vontade de fazer, pede saber ouvir e aprender. É falar a verdade, ter coerência entre aquilo que se diz e o que se faz. É buscar ideia novas para resolver os antigos problemas. É somar ao invés de dividir.

Não basta manter o que está bom, é preciso avançar, e avançar não é repetir fórmulas do passado, não é voltar para trás. Avançar é buscar soluções novas para os antigos problemas, é renovar a política, mudar a atitude.

Eu acredito que nosso estado pode mais. Não me conformo com a saúde que funciona mal, com as creches que faltam, com a violência que assusta, com a educação que não instrui, com as pessoas sem moradia, com o desrespeito à natureza. É possível mudar para melhor!

A política não precisa ser sempre igual, com os mesmos de sempre fazendo as mesmas coisas de sempre. Nosso estado é rico e moderno, tem muita gente capaz para contribuir com a técnica necessária e temos os recursos suficientes para proporcionamos uma vida digna, justa e igual para todos.

Portanto, se os problemas não passam é hora de mudar as ideias que estão sendo aplicadas, as maneiras com que se está aplicando as ideias e as pessoas responsáveis por executar ideias.

E o planejamento que estamos fazendo para o nosso estado traz exatamente essa inovação necessária, a vontade de inovar para construir um estado mais justo para todos. Queremos levar para São Paulo uma nova mentalidade, onde a competência técnica e a capacidade inovadora sejam mais fortes que os vícios da política tradicional. Essa é a São Paulo que queremos convidar a todos para construir; a capital da inovação e da justiça social. É esse projeto que propomos. È esse sonho que buscamos.


Raquel Montero 

Nenhum comentário:

Postar um comentário