Raquel Montero

Raquel Montero

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Ações em favelas


Continuando os atos em defesa do direito à moradia de comunidades moradoras de favelas próximas ao Aeroporto Leite Lopes (LL) de Ribeirão Preto, foi realizada no dia 19/12/2012 uma reunião na Defensoria Pública do Estado de São Paulo, com o Defensor Público Paulo Giostri.
Participaram da reunião representantes de duas comunidades de favelas próximas ao Aeroporto LL, as favelas conhecidas como "Vila Brasil" e "João Pessoa". Também, Núcleo de Assistência Jurídica da USP de Ribeirão Preto (NAJURP), Mauro Freitas e eu.
No núcleo de favela "Vila Brasil" estive como Representante dos Direitos Humanos da OAB no começo deste ano (http://raquelbencsikmontero.blogspot.com.br/2012/02/favela-vila-brasil.html), atendendo esta comunidade para auxiliá-los na defesa de seus direitos relacionados à moradia.
O direito à moradia da comunidade da favela "João Pessoa" é uma reivindicação que está sendo seguida de perto junto aos órgãos de defesa, precisamente o Ministério Público, a Defensoria Pública e o Judiciário (http://raquelbencsikmontero.blogspot.com.br/2012/02/carta-para-prefeita-darcy-vera.html     http://raquelbencsikmontero.blogspot.com.br/2012/03/reuniao-com-os-moradores-das-favelas-do.html   http://raquelbencsikmontero.blogspot.com.br/2012/04/reuniao-com-comunidade-da-favela-joao.html).
Por oportuno, tratamos nessa reunião, concomitantemente da favela "Vila Brasil" e favela "João Pessoa", já que se tratam de semelhantes demandas e com a mesma reivindicação; moradia digna. Assim, para conversar e articular sobre os andamentos na Defensoria Pública nos reunimos com o Defensor Público Paulo Giostri.
Algumas definições foram estabelecidas e nova reunião para mais certezas foi marcada para janeiro de 2.013. A questão é muito complexa e delicada, mas acredito que estamos caminhando no sentido do progresso para a evolução deste problema social, pelo menos nessas comunidades, mas que, por conseguinte, pode se repetir para demais comunidades de favelas de Ribeirão.
Depois, para confraternizar, estivemos na comunidade "Vila Brasil" no dia 23/12/2012. Fomos recebidos com muito carinho pelos representantes da comunidade, Mércia e Joel. Pessoas que sempre que os encontrei me receberam com um sorriso no rosto e um alto astral de contagiar. Isso, mesmo diante das tantas dificuldades que enfrentam sua vidas no dia-a-dia da favela. Esse é mais um ensinamento que a vida deixa...
E em situações de complexos problemas, a chegada do trenzinho ainda consegue encher de alegria os olhares e sorrisos das muitas crianças da comunidade. O trenzinho foi o momento mais esperado e festejado, não só pelas crianças, mas também pelas mães das crianças, que ficam mais tranquilas ao verem seus filhos felizes. E o algodão doce foi a guloseima mais procurada. 
Em meio a tantas preocupações a vida continua a ensinar como a simplicidade pode trazer muita alegria.
Raquel Bencsik Montero







Nenhum comentário:

Postar um comentário