Raquel Montero

Raquel Montero

domingo, 13 de outubro de 2013

Concluída a CEE do Regimento Interno da Câmara

                                           Foto: Newton Barbosa

Na quinta-feira, 10 de outubro de 2.013, foi apresentado o relatório conclusivo da Comissão Especial de Estudo (CEE) do Regimento Interno da Câmara de Vereadores de Ribeirão Preto.
A CEE foi criada em 06 de março de 2.013, e teve como membros os vereadores André Luiz (PCdoB), Capela Novas (PPS), Giló (PR), Jorge Parada (PT), Marcos Papa (sem partido), Ricardo Silva (PDT), Saulo Rodrigues (PRB), a vereadora Gláucia Berenice (PSDB), e como presidente o vereador Beto Cangussu (PT).
Essa CEE foi criada com o objetivo de atualizar e alterar o Regimento Interno da Câmara às necessidades atuais, inclusive, tendo em vista que desde que foi criado o Regimento, 21 de dezembro de 1.990, ele até então não havia passado por nenhuma revisão, só por emendas pontuais.
Nessas condições a revisão do Regimento era emergencial, imperiosa e imprescindível. Como consta do relatório conclusivo da CEE; "É inadmissível imaginar que tal ordenamento jurídico, de natureza procedimental, de um Poder tão dinâmico como é o Legislativo, exista por tanto tempo sem a necessidade de correções e ou atualizações que pudessem responder às exigências conjunturais de funcionamento deste Poder que é o mais acessado, acompanhado, fiscalizado, tanto pelos meios de comunicação de massa, como pela população, que consciente de sua cidadania, exige cada vez mais que os poderes constituídos sejam transparentes e abertos a uma maior participação popular".
O Regimento da Câmara, como se pode pensar, não se presta tão somente a reger os trabalhos legislativos e da vereança. Ele objetiva sim esta função, todavia, no cumprimento dessa função se traça regras que possibilitam ou não, de acordo com as regras estabelecidas, um desempenho mais ágil, pragmático, relevante, acessível e participativo da vereança, e possibilitando também mais e maior participação popular nos trabalhos da Casa.
Desde 1.990 muitos avanços tivemos na sociedade que influenciam de maneira positiva a nossa legislação. Notadamente tivemos avanços que permitem acesso mais fácil e prático da participação popular, e não podemos deixar de aproveitar esses avanços em nossos trâmites legislativos, sob pena de tornarmos nosso Legislativo obsoleto e impraticável.
Foi nesse sentido que apresentei várias propostas para facilitar, ampliar e democratizar mais a participação das pessoas em nossa Casa de leis. Defendi, entre propostas de outra natureza, como consta do documento protocolado abaixo, a vedação da reeleição para vereadores que integrarão a Mesa Diretora da Câmara; livre manifestação do pensamento nas sessões da Câmara; o uso da tribuna da Câmara por pessoas da sociedade; que as normas para apresentação de projetos de leis de iniciativa popular sejam corrigidas para se coadunarem com a Constituição Federal (CF), facilitando assim essa iniciativa; que projetos de lei de iniciativa popular possam ser apresentados também por intermédio de assinaturas digitais; que as audiências públicas realizadas por iniciativa da Câmara sejam realizadas durante a semana, após o fim do expediente da maioria da população, em lugares com acessibilidade física para todas as pessoas e com ampla e prévia divulgação nos meios de comunicação que mais se comunicam com a massa; a inclusão no site da Câmara de mecanismo que possibilite o acesso das pessoas para acompanhar e opinar sobre projetos de lei em andamento, bem como para as pessoas proporem projetos de lei.

                                          Foto: Eli Zacarias

E sobre essas propostas que apresentei, uma delas, inclusive, já foi revertida em proposta de emenda à Lei Orgânica do Município (LOM), de número 03/2013, para corrigir dispositivo que cria exigências além das exigidos pela CF para apresentação de projetos de leis de iniciativa popular, fazendo tanto com que nossa LOM como o Regimento se coadunem com a CF, facilitando assim a iniciativa popular para leis em nossa cidade. 
Todas as propostas apresentadas pelas munícipes foram incluídas no anteprojeto de lei a ser apreciado por todos os vereadores para a construção final do projeto de lei para revisão do Regimento.
Agora o anteprojeto que carrega as propostas de alteração do Regimento será protocolado terça-feira na Câmara, 15 de outubro, e seguirá o trâmite para sua apreciação e votação por todos os vereadores.

Raquel Montero

Veja reportagem e notícias: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário