Raquel Montero

Raquel Montero

sábado, 13 de abril de 2013

Vale-Cultura



Vale-Cultura é um grande benefício conquistado pelo Congresso e pelo Governo federal. Era um projeto de lei desde o segundo governo de Lula. Foi transformado em lei em dezembro de 2012, com a sanção da Presidenta Dilma. Agora será executado pela Ministra Marta Suplicy.
Trata-se de um benefício destinado prioritariamente a todos os trabalhadores com vínculo empregatício regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que ganhem até cinco salários mínimos. É parecido com o vale-transporte e vale-refeição. O trabalhador receberá um cartão magnético, complementar ao salário, no valor mensal de R$ 50,00, que somente poderá ser utilizado para atividades culturais, tais como teatro, cinema, livros, cd´s, dvd´s, museu, etc. Não poderá ser utilizado para outro fim senão de atividade cultural, nem ser substituído o valor do vale por pecúnia.
O objetivo é possibilitar mais acessos das pessoas nas diversas atividades culturais do Brasil. Dessa forma, pessoas que nunca teriam acesso à cultura, ou que tenham pouquíssimo acesso, poderão ir mais ao teatro e cinema, por exemplo. Isso contribuirá no desenvolvimento humano, influenciando também a melhoria da educação dos beneficiados.
As empresas que participarem do Vale-Cultura podem descontar apenas 10% do valor do Vale-Cultura (R$ 5,00) do salário do trabalhador. O trabalhador também pode optar por não participar.
O trabalhador que recebe mais de cinco salários mínimos, querendo participar do programa, pode solicitar ao empregador, porém, só terá o vale se a empresa já tiver atendido a todos os trabalhadores que prioritariamente devem receber o beneficio por lei. Desses trabalhadores a empresa poderá descontar de 20% a 90% do valor do vale mensal, de acordo com a respectiva faixa de salário.
A estimativa é que atinja mais de 17 milhões de trabalhadores no Brasil, representando um aumento de 11,3 bilhões na cadeia produtiva da Cultura. Dessa forma será valorizada a Cultura, fortalecido o mercado consumidor de bens e serviços culturais, favorecendo e valorizando os artistas, e será fortalecida a formação de pessoas que apreciem e consumam cultura.
É uma medida que valorizando a Cultura, contribui para o desenvolvimento das pessoas e da educação. Se a educação forma dentro de um padrão de ensino, que nos padroniza, a cultura vem para nos libertar dos padrões de uma maneira reflexiva. Comida é corpo, cultura é alma.
Que a Cultura e nossos artistas possam colher bons frutos dessa nova medida. Que possamos cada vez mais promover a Cultura e extirpar com ações que a desvalorizem, como as que tivemos recentemente em Ribeirão Preto (http://raquelbencsikmontero.blogspot.com.br/2012/07/protesto-sobre-o-pic.html)
Raquel Bencsik Montero

Nenhum comentário:

Postar um comentário