Raquel Montero

Raquel Montero

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Pré-Conferência Municipal - Quem muda a cidade somos nós!




Sábado, 06/04/2013, membros da sociedade participaram da Pré-Conferência Municipal da Cidade (http://www.facebook.com/events/535854823134028/?fref=ts http://raquelbencsikmontero.blogspot.com.br/2013/03/pre-conferencia-municipal-da-cidade.html) realizada em Ribeirão Preto, no Memorial da Classe Operária - UGT.

Na quinta-feira, 04/04/2013, nos reunimos para a formatação da Pré-Conferência. E assim dividimos a conferência em temas e grupos de discussão para cada um dos temas; saneamento, mobilidade urbana/transporte, habitação/iptu, política urbana e participação.

Já no evento, após as discussões foram colhidos relatórios de cada um dos grupos sobre o tema que lhes competia. Esses relatórios serão aprofundados na 2º Pré-Conferência que ainda se realizará antes da Conferência oficial.

A Pré-Conferência, objetivou organizar as ideias e articulações para a Conferência Municipal das Cidades, que será realizada entre os dias 16 e 17 de maio, em Ribeirão. A Conferência Municipal é um dos instrumentos estabelecido pela lei para garantir a gestão democrática da cidade. Nela devem participar todos os moradores que se interessam pelo presente e futuro do município, e para que assim haja o debate coletivo e a explicitação das diversas ideias de construção da cidade que se quer ver realizada em todos os aspectos; cultura, saneamento básico, mobilidade urbana, educação, transporte, moradia digna, lazer, etc. É uma tentativa então para que a sociedade se organize para chegar mais articulada na conferência oficial.

As Conferências podem definir a vida das pessoas na cidade e podem contribuir determinantemente no desenvolvimento da cidade. São importantes para enriquecer o debate e para que todos os segmentos envolvam-se e comprometam-se também na implementação, no controle e na fiscalização do Plano Diretor. E o Plano Diretor, por sua vez, aprovado por lei municipal, é o instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana. Com base nele são elaboradas outras importantes leis municipais: o Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Orçamentárias e o Orçamento Anual.

E tendo em vista inclusive, que neste momento Ribeirão está realizando a segunda revisão de seu Plano Diretor, a revisão foi o segundo item da pauta da Pré-Conferência. Fizemos uma apresentação do processo de revisão do Plano Diretor, o significado e a importância, tanto do Plano Diretor como de sua revisão neste momento. Salientando ao público presente a audiência pública marcada para o dia 09/04/2013, às 19hrs, na Câmara de Vereadores, para a eleição do Núcleo Gestor de Revisão do Plano Diretor. Sobre a Revisão do Plano Diretor também, o objetivo foi esclarecer e nos organizamos enquanto sociedade para atuarmos efetiva e eficazmente nessa revisão.

Sobre o Plano Diretor e sua revisão, todas as informações podem ser obtidas no sítio oficial do Ministério das Cidades, em http://www.cidades.gov.br/ , e, no sítio oficial da Prefeitura de Ribeirão Preto, em http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br - ícone Ribeirão Destaca – Revisão Plano Diretor. Sobre a Conferência das Cidades, todas as informações podem ser acessadas no sítio oficial do Ministério das Cidades.

Abaixo está o vídeo onde pode ser conferida a Pré-Conferência realizada. Quem tiver interesse em obter o material apresentado na explanação sobre a Revisão do Plano Diretor, deixe uma mensagem aqui ou envie um e-mail para raquelbencsik@ig.com.br

Com eventos como esse a democracia e a cidadania conquistam mais pontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário