Raquel Montero

Raquel Montero

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Prefeituras endividadas revelam prefeitos ineficientes


                                     "Jornal da Clube" em 26/11/2012;

http://www.jornaldaclube.com.br/videos/7719/prefeito-de-serrana-encerra-mandato-com-d%C3%8Dvida

Hoje é dia 28 de novembro de 2.012. Quase um mês para terminarmos o ano. E no que se refere à Administração Pública, final do exercício financeiro, momentos finais para deixar o orçamento público municipal preparado para o próximo ano, inclusive, sem déficit no erário. Exatamente, sem dívida e sem sobras no caixa da Prefeitura. Receita e despesa harmonicamente equilibrados, como bem manda a Constituição Federal e a Lei de Responsabilidade Fiscal.
No entanto, o que se tem visto é exatamente o contrário. Várias cidades da região não estão conseguindo terminar o ano sem dívidas. Ribeirão Preto está com mais de 80 milhões para ser quitado. Serrana está com mais de 18 milhões de dívida.
A lei é clara; no final da ano não pode haver dívidas no orçamento público municipal para serem levadas para o próximo ano, sob pena de o agente público responsável responder por crime de responsabilidade, improbidade administrativa e, conforme sua conduta, infração ao Código Penal.
E toda essas penalidades estão coerentes com a gravidade da conduta. Veja o orçamento público é algo muito sério para a cidade e para a vida das pessoas dentro da cidade. Sua execução atinge diretamente a todos que vivem na cidade, de maneira que, se mal executado o orçamento a população é prejudicada diretamente em suas vidas e a cidade em seu crescimento e desenvolvimento. São escolas que faltarão, postos de saúde sem estrutura, cultura sem investimento, etc.
Novo ano, sem dívidas. Esse é o lema.
A Prefeita Dárcy Vera está desesperada com o estrago que causou ao erário. Aí, nesse desespero irresponsável pratica medidas infantis. Propôs a anistia de multas para quem não pagou tributos em dia, e os vereadores de apoio, que são a maioria em nossa Câmara, aprovaram. Parece que o que a Prefeita fala é lei para eles. Agora a Prefeita cogita de aumentar o imposto predial territorial urbano (IPTU) em aproximadamente 800%. É isso mesmo contribuinte, essa é a resposta que a reeleição da Prefeita está dando a todos os munícipes.
Em Serrana, o Prefeito, em alarmante ignorância da lei, propôs à Câmara de Vereadores da cidade, parcelar os 18 milhões que deixou de dívida. Parcelar como Prefeito? A lei não prevê parcelamento. O ano tem que terminar sem dívidas na Prefeitura, essa é a regra, e não contempla exceção. Parcelamento... ...quanto abuso...
As Prefeituras contam com todo o aparato técnico que precisam para executar corretamente o orçamento público municipal, equilibrando exatamente a receita que possui com as necessidades da população. Há desde técnicos financeiros à advogados para interpretarem fidedignamente as disposições da lei.
Diante de todo esse aparato não há justificativa plausível que dê resposta a dívida no município. E se dívidas houverem fica demonstrado a ineficiência, negligência e incompetência do Prefeito em executar o orçamento público municipal. Fica demonstrado também o desrespeito do Prefeito no trato do dinheiro público e do mandato que lhe foi conferido, já que uma das funções importantíssima do mandato é gerir o dinheiro público para atender às demandas sociais.
Pode-se dizer que a Prefeita não governa sozinha, conta com os Secretários Municipais para assessorá-la na administração da cidade. Com isso, a culpa pelo déficit orçamentário pode ser atribuído aos Secretários? Entendo que não porque quem escolheu os Secretários foi a Prefeita, então ela é culpada mais uma vez.
Esse é o problema em se fazer grandes coligações partidárias. Com elas, têm-se que fazer favores e muitos desses favores abrangem nomeações de pessoas que só cumprem o papel da troca de favor no jogo de interesses, mas estão vazias de conhecimento técnico que posso servir para a cidade. Ai emergem essas catástrofes; dívida de milhões nas Prefeituras. É a flagrante malversação do dinheiro público e do mau uso do mandato.
Num orçamento público de 1bilhão e 800 milhões de reais como a Prefeita Dárcy Vera conseguiu terminar o ano com uma dívida de 80 milhões? Se ainda ela tivesse acabado com os problemas da cidade, seria escusável, mas não, além da dívida termina o ano com problemas elementares em Ribeirão, como é o exemplo escandaloso da falta de vagas para crianças em escolas.
Prefeita, quanta ineficiência! Quanta irresponsabilidade no trato do dinheiro público, da vida das pessoas e do crescimento da cidade, que são influenciados diretamente pela execução do orçamento municipal.
Raquel Bencsik Montero 

Nenhum comentário:

Postar um comentário