Raquel Montero

Raquel Montero

terça-feira, 30 de junho de 2015

Reunião com as comunidades próximas ao Aeroporto Leite Lopes

                                      









                                    
                                      Fotos: Thaís Ilyna

Reunião ontem com as comunidades próximas ao Aeroporto Leite Lopes, em Ribeirão. Na pauta, direitos humanos elementares; uma vida digna, com, necessariamente, os direitos sociais atendidos, dentre eles, o direito a uma moradia digna.

Com esse foco traçamos estratégias para atingi-lo, notadamente diante da ordem judicial de retirada das pessoas das áreas abandonadas naquela região. Uma área onde, até a chegada dessas pessoas, havia lixo que atraia urubu.

A juíza estadual que proferiu a ordem, ainda autorizou o uso de força policial, se necessário, e a disponibilização de caminhões ou ônibus para levar as pessoas e suas mobílias. Mas levar para onde juíza se, por falta de justa e organizada política habitacional do município, essas pessoas não estão incluídas em programas habitacionais e a Assistência Social do município não dispõe de aparato suficiente para atender à todas as pessoas que se encontram nessa situação?

É esse impasse que estamos tentando resolver, diante da ausência do Governo municipal e do Judiciário em tentar tal resolução.

O direito à propriedade, a dignidade da pessoa, a segurança e a moradia estão igualmente tutelados pela Constituição Federal, de tal modo que o direito à propriedade não se sobrepõe ao direito à dignidade, e a preterição de tais postulados conduzirá invariavelmente, não à extinção das favelas, mas sim, à sua perpetuação e deslocamento delas de um a outro ponto da cidade.

As fotos são da Thaís Ilyna que traduziu em imagens os vários contextos sociais da situação, em especial, o desproporcional contraste social que existe numa cidade tão rica quanto Ribeirão.


Raquel Montero

Nenhum comentário:

Postar um comentário