Raquel Montero

Raquel Montero

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Um 1º de Maio de Luta



"Arrebenta a tua necessidade e o teu medo de ser escravo, o pão é a liberdade, a liberdade é o pão. A propriedade das máquinas como privilégio de uns poucos é o que combatemos, o monopólio das mesmas, eis aquilo contra o que lutamos. Nós desejamos que todas as forças da natureza, que todas as forças sociais, que essa força gigantesca, produto do trabalho e da inteligência das gerações passadas, sejam postas à disposição do homem, submetidas ao homem para sempre. Este e não outro é o objetivo do socialismo".   

A frase é do líder operário, Parsons. Ele, juntamente com outros companheiros operários, foi um dos líderes da greve geral de trabalho que ocorreu na cidade de Chicago, no dia 1º de Maio de 1.886. A greve teve como principal reivindicação a redução da jornada de trabalho, de 13 para 8 horas diárias, e Chicago era, na época, o principal centro industrial dos EUA.

A greve realizada foi brutalmente reprimida pela polícia. Trabalhadores foram assassinados por pessoas contratadas pelos patrões, a imprensa chamou os grevistas de "preguiçosos", e a justiça sentenciou à forca os líderes operários que organizaram a greve. Parsons foi condenado à prisão perpétua e após algum meses foi executado no pátio da prisão.

Foi Parsons que proferiu perante o tribunal que o condenou por “agitação socialista”, entre outros motivos, a frase que inicia este artigo.

Parsons foi corajoso, autêntico e leal ao que acreditava. Manteve sua crença diante da repressão e com isso mostrou não só coragem e autenticidade, mas também e principalmente, que o verdadeiro revolucionário não deixa sua dignidade ser abatida, apesar da repressão.

1889, três anos depois desse fato, foi sugerido, no congresso operário marxista, que aconteceu em Paris, uma manifestação internacional para o ano seguinte, com data fixa para 1º de Maio, em todos os países, pela redução da jornada de trabalho para 8 horas.

Em 1891, em Bruxelas, em mais um congresso operário, foi aprovada resolução para homenagear os mártires de Chicago, tornando o dia 1º de Maio um dia de comemoração do trabalhador. A data, então, passou a ser reconhecida na maior parte do mundo como o dia internacional do trabalhador, exceto nos EUA.

Esse é o sentido histórico do 1º de Maio. Carregado de significado histórico e não menos ontológico. A essência desta data nos remete ao seu principal sentido; é mais um momento para reconhecer e valorizar o trabalhador, sua função para o crescimento das cidades, dos estados e dos países, bem como, dessa forma, é um momento também para os trabalhadores reivindicarem por mais justiça e igualdade nas oportunidades.

É, também, um momento de festa para comemorar as conquistas já realizadas, que nos fazem lembrar que é possível conquistar, que a luta, embora árdua e cheia de intempéries, nos leva a avanços e nos fortalece.

Em cada 1º de Maio, então, a data é comemorada, refletida e debatida. E, em cada 1º de maio, a comemoração, a reflexão e o debate recebem ingredientes diferentes, de acordo com o contexto atual.

E assim, neste 1º de Maio de 2015, diante dos desafios que ainda temos que superar no conflito de classes, realço um motivo especial para, no Brasil, os brasileiros, neste momento da história, manifestar o sentido combativo da data.

Realço a necessidade de protestamos de maneira aguerrida contra o Projeto de Lei nº 4330, que amplia a terceirização para todas as áreas das empresas. Essa será a maior derrota trabalhista.

O projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados e seguiu para votação no Senado, e após, se aprovado pelo Senado, segue para sanção ou veto da Presidenta Dilma. Se aprovada as mudanças na terceirização teremos mais uma exploração do trabalhador, em um violento golpe nos direitos trabalhistas.

Realço e convido todos a não deixarem essa exploração se concretizar, manifestando contra ela e não sendo conivente com ela através da omissão em não protestar.

Nesse sentido, o Diretório do PT em Ribeirão Preto se manifestará nesse 1º de Maio, sendo ainda um dos organizadores de uma marcha que ocorrerá na cidade, juntamente com movimentos sociais, sindicatos dos trabalhadores e outras entidades. Nesse dia também o PT de Ribeirão estará inaugurando seu site na cidade www.pt-ribeirao.org.br. Desse modo, ainda estaremos contribuindo pela continuidade do sentido histórico e ontológico do 1º de Maio. Um 1º de Maio de luta.


Raquel Montero

Artigo publicado no site do PT de Ribeirão;
http://pt-ribeirao.org.br/artigos/Raquel-Montero/um-1-de-maio-de-luta

Nenhum comentário:

Postar um comentário