Raquel Montero

Raquel Montero

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Posto da Vila Lobato... ...esperando, esperando, esperando


Pedro pedreiro penseiro esperando o trem
Manhã parece, carece de esperar também
Para o bem de quem tem bem de quem não tem vintém
Pedro pedreiro fica assim pensando
Assim pensando o tempo passa e a gente vai ficando prá trás
Esperando, esperando, esperando (Chico Buarque)
Essa poderia ser a trilha sonora do posto de saúde da Vila Lobato, em Ribeirão Preto. Acessando o site da Prefeitura de Ribeirão, encontra-se a notícia, quase em festa, de que o posto foi vistoriado pela Prefeitura recentemente, antes de sua reabertura, para ser entregue "em breve" para a população.

Reabertura essa prorrogada por diversas vezes pelo Governo municipal. São mais de quatro anos em obras e sempre com "justificativas" para prorrogações na entrega da obra. Em 2013 eu já havia dado entrevista sobre as irregularidades e prejuízos decorrentes da prorrogação. E agora, já estamos em abril de 2015.... ...assim ocorre com o calçadão também.... ...prorrogação sucedida por prorrogação...

O ato de prorrogar a entrega de uma obra pública não se resume ao ato de prorrogação. Decorre dai diversas consequências. Todas negativas. Além do ato demonstrar ausência de planejamento do Governo ou um mal planejamento, bem como de demonstrar o descumprimento do programa de governo da atual gestão.

Trata-se de um flagrante desrespeito à lei, no caso, inclusive, nossa lei maior, a Constituição Federal, que preconiza que a saúde é um direito de todos e como tal deve ser observado pelo Poder Público. E ao caracterizar a saúde como um direito de todos, a Constituição Federal atribui um dever a todos os entes da federação, União, Estados, Municípios e Distrito Federal de propiciar o atendimento desse direito a todas as pessoas, sempre, em qualquer situação.

Assim sendo, ao desrespeitar o atendimento desse direito a uma pessoa que seja (e nesse caso estamos falando de toda uma comunidade prejudicada), o Município está descumprindo a lei e deixando de prestar atendimento à saúde dos munícipes.

A saúde, assim como a educação e a segurança, foram tratadas como prioridades no programa de governo da campanha eleitoral da Prefeita Dárcy Vera. Contudo, todavia, no entanto, e todas as demais expressões que fazem o que foi dito anteriormente perder eficácia, exemplo como esse faz demonstrar que o programa, tal qual como foi apresentado, não está sendo cumprido, ou prorrogar por diversas vezes a entrega de um posto de saúde para um extenso número de moradores é tratar a saúde desses moradores como prioridade?

O posto da Vila Lobato é um exemplo dentre tantos outros acerca da gestão municipal. Sobre o mesmo tema poderíamos falar ainda das prorrogações e atrasos na entrega do posto de saúde da Santa Cruz, e que, quando finalmente foi reaberto, após reforma, foram denunciadas várias irregularidades na estrutura física do espaço.

Em outra seara, mas sem perder a pertinência, a Stock Car acontece em Ribeirão com muita mais rapidez, eficiência e facilidade...

A saúde se traduz como um dos pilares de sustentação para uma vida digna para a pessoa, de maneira que, se esse pilar não for respeitado, toda a estrutura estará comprometida e estrutura não só da pessoa, mas do próprio Sistema Único de Saúde. Isso porque, todo atendimento que não é prestado no momento certo, seja para prevenir a doença, seja para tratá-la, vai onerar em mais encargos financeiros o erário. É sabido que prevenção sempre é o melhor remédio, abrangendo ai, remédio também para o aspecto financeiro.

Enquanto isso
Pedro pedreiro tá esperando a morte
Ou esperando o dia de voltar pro Norte
Pedro não sabe mas talvez no fundo 
Espere alguma coisa mais linda que o mundo
Maior do que o mar, mas prá que sonhar se dá
O desespero de esperar demais
Pedro pedreiro quer voltar atrás
Quer ser pedreiro pobre e nada mais, sem ficar
Esperando, esperando, esperando (Chico Buarque)

Raquel Montero

Matéria publicada pelo jornal Tribuna Ribeirão em 09/04/2015;
http://www.tribunaribeirao.com.br/aplicativo/posto-da-vila-lobato-esperando-esperando-esperando/

Nenhum comentário:

Postar um comentário