Raquel Montero

Raquel Montero

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Primeiros hospitais veterinários públicos


No início de 2013 a cidade de São Paulo atendeu uma demanda urgente e antiga; construiu um hospital veterinário público na cidade. Apesar da demanda ser urgente e antiga não deixou de ser ao mesmo tempo revolucionária, já que se trata do primeiro hospital veterinário público do Brasil.
Agora, recentemente a cidade recebeu mais um hospital veterinário público, sendo o segundo. O primeiro está localizado na zona leste de São Paulo e o segundo na zona norte.
Eles funcionam de segunda a sexta, das 06hrs às 19hrs. Oferecem serviços de consultas, cirurgias, exames laboratoriais, medicação e internação. No total são nove especialidades; clínica geral, oftalmologia, cardiologia, endocrinologia, dermatologia, neurologia, oncologia, ortopedia e odontologia.
A expectativa é que as duas unidades juntas realizem de 1,8 mil a 2,5 mil procedimentos por mês, entre consultas de clínica médica e especialidades. 
As duas unidades funcionam distribuindo 45 senhas, sendo 30 no Tatuapé e 15 em Santana, a partir das 19h30. Às 6h30 da manhã do dia seguinte é feita uma triagem com a assistente social. Os proprietários cujos animais passarem em consulta ou realizarem algum procedimento e têm retorno marcado, não precisam pegar senha para o dia seguinte, pois o agendamento é garantido.
Os atendimentos são totalmente gratuitos e a prioridade de atendimento é para as pessoas inscritas em algum programa social como Renda Mínima e Bolsa Família, protetores cadastrados e quem não tem condições de pagar por um atendimento particular. Todos adquirem uma senha e passam por uma entrevista com a assistente social, que aprova ou não o atendimento.
Uma associação de defesa animal é que é responsável pela gestão das unidades, após vencer um chamamento público feito pela Prefeitura. Trata-se da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclevipa). A coordenação dos trabalhos, que era feito pela Secretaria Municipal da Saúde, a partir de agora, é feita pela Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente. As unidades são totalmente custeadas pela Prefeitura de São Paulo.
Uma das mais importantes ong´s de defesa da causa animal, o Instituto Nina Rosa, colaborou com a construção desses hospitais, e fizeram um vídeo para divulgar a ideia para que mais prefeituras façam o mesmo (http://www.youtube.com/watch?v=7nXTTQTylpo). E a torcida é para que façam mesmo, porque se trata de respeito aos animais e a vida como um todo. O Prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), construiu esses dois hospitais em seu primeiro mandato como prefeito de São Paulo, sendo que o primeiro hospital foi construído com pouco mais de quatros meses de mandato, e o segundo hospital já foi entregue agora, no início do segundo ano de seu mandato.
Por outro lado, em outras cidades, como Ribeirão Preto, a Prefeita está em seu segundo mandato como Prefeita de Ribeirão e até agora sequer conversou acerca do assunto. Da mesma forma a vereadora Viviane Alexandre (PPS), que foi eleita pela causa animal, e estando em seu primeiro mandato como vereadora de Ribeirão deveria estar engajada no assunto, porém, também sequer falou dele.
É na prática que um agente público mostra sua competência. Já disse um dos mais antigos comunistas; "a prática é o critério da verdade" (Lenin).

Raquel Montero

Nenhum comentário:

Postar um comentário