Raquel Montero

Raquel Montero

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Mais dignidade traz mais alegria


Este mês visitamos as novas moradias de antigos moradores de favela de Ribeirão Preto. Agora eles têm uma casa.
O conjunto habitacional entregue no bairro Jardim Eugênio Mendes Lopes, conforme conferimos, tem, em suas proximidades, posto de saúde, linha de ônibus, escola, creche e saneamento básico. Poderia ter sido construído mais próximo da região central, que traria mais proximidade com empregos, atividades culturais e demais inclusões, porém, a Administração Pública ainda insiste na segregação social para a ocupação da cidade.
Mas a Administração também tem que se preocupar com outro aspecto agora. Trata-se de defeitos estruturais nos apartamentos entregues. Os moradores nos relataram que estão tendo problemas com vazamento de água, esgoto e tráfico de drogas. Nesse sentido já levamos orientações para os moradores e iremos, como movimento social,  buscar ações do Governo municipal.
O Governo não pode de forma alguma deixar de atender à essas demandas. A responsabilidade do Governo com os moradores não termina com a remoção deles da favela para os apartamentos. É obrigação da Administração Pública zelar pela qualidade dos empreendimentos que entrega à população, já que há vidas e verba pública envolvida.
Apesar do que tem que ser corrigido, os moradores manifestaram muita alegria com o novo lar. Estão se organizando para mantê-lo limpo, livre de drogas e tranquilo. As crianças estavam na quadra do condomínio jogando bola, haviam pessoas cuidando das plantas da área comum do condomínio, famílias mobilhando a casa com equipamentos novos, pessoas combinando uma festa para inaugurar o salão da área e mães assistindo seus filhos enquanto um porteiro abria e fechava a porta para pessoas que entravam. Mais dignidade traz mais alegria para todos.

Raquel Montero  

Nenhum comentário:

Postar um comentário