Raquel Montero

Raquel Montero

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Direitos humanos na comunidade


Fotos: Paulo Honório 

Domingo, 03 de novembro de 2.013, Paulo Honório e eu, como integrantes do Movimento Pró Moradia e Cidadania, visitamos uma das favelas que fica ao lado do Aeroporto Leite Lopes em Ribeirão Preto, para falarmos de direitos humanos para a comunidade.
Conversarmos sobre direitos, deveres e cidadania relacionadas à vida em favela, às remoções de pessoas das favelas para conjuntos habitacionais, à intenção de ampliar o Aeroporto Leite Lopes, à interação e responsabilidade dos órgãos e entidades públicas correlatas à essas situações.


Juntos também organizamos a comunidade para que ela elegesse seus respectivos representantes, e nessa eleição as mulheres predominaram e prevaleceram, sendo eleitas,  então, um total de cinco mulheres para representar a comunidade.
As representantes eleitas não dispensam a participação de todas as pessoas que integram as mais de 80 famílias dessa favela, ao revés, a participação de todas as famílias sempre será necessária nas ações que decidem suas vidas. As representantes são necessárias para representar a favela em reuniões, atos e reivindicações que venham a ser feitas para defender os interesses e direitos dos moradores da favela e que, ao caminharem para deliberações, exigirá a presença de todos os moradores para que se decida coletiva e democraticamente os rumos da comunidade.
A conversa continuou com o esclarecimento de algumas dúvidas e por fim sorteio de livros para todos que participaram da reunião.  

Raquel Montero

Nenhum comentário:

Postar um comentário