Raquel Montero

Raquel Montero

segunda-feira, 11 de março de 2013

Chávez e a revolução que não foi televisionada



Hugo Chávez vai e deixa saudades. Vai e deixa bons exemplos. Exemplos de como resistir ao jugo do imperialismo, de como se esforçar para ser uma nação soberana, de lutar para firmar a autodeterminação de seu povo, de efetivamente querer viver o socialismo. Com essas marcas, não vai sem também ficar no coração de todos aqueles que souberam reconhecer seus esforços para o progresso legítimo de um povo latino. Todo o meu reconhecimento ao trabalho feito, aos esforços empreendidos.
E quando falo de trabalho e de esforços, falo de algo que não foi nada fácil de ser feito, diante da pressão do neoliberalismo. Mas, contudo, Chávez conseguiu fazer muito na Venezuela. E muito não só na quantidade de obras, mas principalmente o muito que ele conseguiu revolucionar no âmago das estruturas sociais.
Exemplos salutares do socialismo bolivariano de Chávez, são as comunas, unidades de administração que reúnem conselhos comunais que são estabelecidos em bairros e regiões urbanas, e funcionam desde a aprovação das chamadas leis do poder popular, em dezembro de 2.010. Esses conselhos fazem suas próprias eleições internas, tomam suas decisões e definem suas prioridades de investimento na comunidade. Fazem parte do Poder Popular, onde o povo exerce a soberania e o cidadão é parte do Estado. O Conselho Comunal é um dos mecanismos que legitima os projetos enviados ao governo.
Um dos aspectos muito interessante das comunas é o método de educação adotado. O método Paulo Freire é admirado e seguido pelos coordenadores de comunicação da comuna. Todos falam, todos trocam experiências, todos ensinam, todos decidem.
Entre 2.002 e 2.010 a pobreza na Venezuela caiu mais de 48,6% para 27,8% da população. No mesmo período, a pobreza extrema foi reduzida de 22,2% para 11,5%. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que mede a qualidade de vida da população é o melhor da América Latina.
Outro instrumento que rendeu resultados positivos foram as missões, programas sociais que melhoraram as condições de vida da população por intermédio de programas de saúde, educação e habitação. Com elas o governo construiu 22 universidades, durante os quase 14 anos de governo. E, em 2.005 o país foi declarado território livre do analfabetismo pela UNESCO, após alfabetizar 1,5 milhão de pessoas, inclusive em línguas indígenas. Na saúde, a missão conhecida como Bairro Adentro levou médicos para as periferias e favelas.
As missões referentes às moradias entregaram casas populares prontas para entrar e morar, com móveis, fogão, máquina de lavar e secar. Os edifícios são de tijolinho à vista, o piso dos prédios é de ardósia, há plantas nos halls e jardineiras com hortaliças nas entradas dos apartamentos.
Os conjuntos habitacionais contam ainda com áreas de recreação, uma quadra de esportes e um projeto de produção de vegetais orgânicos. Lá também funcionam conselhos comunais e cada prédio tem seu porta-voz.
Além da melhora das condições de vida, destaca-se o processo de amadurecimento político do povo venezuelano durante os anos Chávez. Hoje os venezuelanos sabem que têm direito a ter direitos. E uma enfática constatação da consciência política dos venezuelanos se deu nas eleições de outubro, para a escolha do presidente do país. Apesar de o voto ser facultativo o pleito teve a participação de 80,94% dos eleitores.
E há o sentimento e a disposição de seguir aprofundando o que já está funcionando muito bem. O vice-presidente da República, Elias Jaua, afirmou que o Estado deve seguir aperfeiçoando os conselhos comunais, mediante transferência de poder e competência popular a eles. Assim, foi determinada a transferência de recursos e competências para que organizações de poder popular executem seus próprios projetos. Essas leis dizem que qualquer grupo de pessoas que se organize de forma legítima pode ser sujeito da transferência de poder. Nem sequer fala de legalidade, mas sim de legitimidade.
   Chávez foi um homem que não só falou de socialismo, mas que também e principalmente, praticou atos de socialismo, mostrando como é absolutamente possível estabelecer oportunidades iguais a todos. As admirações que lhes são dispensadas, são irrefutavelmente merecidas.
Hugo Chávez vai e deixa saudades. Vai e deixa bons exemplos.
Raquel Bencsik Montero

Nenhum comentário:

Postar um comentário