Raquel Montero

Raquel Montero

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Reunião sobre o IPTU


Ontem, 17/01/2013, munícipes de Ribeirão Preto estiveram juntos em uma reunião na Câmara de Vereadores de Ribeirão para tratar do IPTU de 2.013. A reunião foi excelente. Lotou o espaço do salão nobre da Câmara.

Dentro de um espaço público conseguimos fazer o que o próprio gestor público ainda não "consegue" fazer; ouvir as pessoas.

As pessoas falaram. As pessoas foram ouvidas.As pessoas articularam, as pessoas se organizaram. E assim, saímos de lá com rumos a tomar para protestar contra o aumento abusivo do IPTU e fazer valer direitos. Ações judiciais serão feitas por associações de moradores, serão intensificados os pedidos de revisão do IPTU na Prefeitura, com o intuito de boicotar o pagamento do IPTU abusivo e será formalizada a situação no Ministério Público Estadual, para que ele, como entidade de defesa do interesse público, se posicione sobre a questão. 

Difícil? É. Mas também ninguém disse que a democracia é fácil, porém, por mais difícil que seja vivê-la, é saborosa usufruir os frutos que ela propicia. E na comparação com esses frutos, nem um outro ganha em sabor e qualidade. Vale cada esforço então.

Se por um lado estávamos lá para tratar de um problema que tem gerado tanto dissabor nas pessoas, por outro lado, foi muito bom ver tantas pessoas reunidas num mesmo momento para dialogarem juntas decisões benéficas para a coletividade. Associações de moradores, entidades de classe, membros de conselhos municipais, movimentos sociais, jovens, idosos, e uma miscelânea de ideias para contribuir para a causa.

Acho que por isso nossa Prefeita não esperava. Com atos imprudentes causou prejuízos à vários contribuintes, que num primeiro momento eram tão somente contribuintes individuais, agora, com a repercussão dos fatos, ela se depara com uma cidade indignada e mobilizada num mesmo objetivo, com mais união e muito mais força para combater abusos e arbitrariedades. Por essa oportunidade de união, fica o meu agradecimento à Prefeita Dárcy Vera, que contribuiu para que novos laços fossem dados, inclusive, na fiscalização de seus próprios atos pela sociedade. Pelo abuso, continua a minha indignação e agora, muito mais fortalecida com a vontade e o esforço de cada militante dessa causa.

Que isso sirva de exemplo à todos os nossos gestores públicos. Seus atos têm consequências de várias índoles, dentre as quais, prejuízos negativos contra vocês mesmos.

Em tempos de internet e redes sociais, está cada vez mais difícil o Poder Público esconder informações, e cada vez mais fácil protestar contra censuras e infrações. Essa articulação virtual tão ágil deu resposta cabal a um passado inglório de todos aqueles que tentaram impor sua vontade na população,  que outrora também chamava de súditos. Os súditos, porém, conseguiram o poder, estabelecido nas mais importantes Cartas e Pactos de direitos humanos mundiais, bem como nas Constituições dos Estados que se dignaram a ser democráticos.

E todo aquele que agir contrário aos novos tempos estará não só infringindo leis e afrontando direitos, mas também banindo a si mesmo e manchando sua própria história.

Em As Veias abertas da América Latina, um clássico de Eduardo Galeano, está escrito que a história do homem revela que todo ato de destruição leva, cedo ou tarde, e irrefutavelmente, a um ato de criação.

Acredito com toda a certeza nisso. E é por isso que eu sigo. Cada ato e cada gesto que vejo naquele que se dispõe a contribuir para o progresso, é um tijolo que vejo na construção de um império socialista, onde todos têm vez, voz e oportunidades.

Vamo que vamo!

http://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/jornal-da-eptv/videos/t/edicoes/v/grupos-de-ribeirao-sp-vao-procurar-a-promotoria-contra-reajuste-do-iptu/2353257/

http://www.jornaldaclube.com.br/videos/8296/popula%C3%87%C3%83o-define-em-reuni%C3%83o-estrat%C3%89gia-para-derrubar-o-aumento-d


 Raquel Bencsik Montero

Nenhum comentário:

Postar um comentário