Raquel Montero

Raquel Montero

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Protesto contra o IPTU abusivo tem êxito na cidade


E a história do aumento do IPTU de Ribeirão Preto está rendendo. Rendendo indignação e mais abusos por parte da Prefeitura.

Enquanto o protesto popular contra o aumento do IPTU acontece na cidade, mobilizando cada vez mais pessoas e lados da sociedade, a Prefeitura, por outro lado, se irrita com a situação.

A campanha "Eu não vou pagar IPTU abusivo" em menos de uma semana já tinha atingido mais de 12 (doze) mil pessoas. Articulada pelas redes sociais, especialmente no Facebook, no link http://www.facebook.com/events/151039661712251/?fref=ts , a campanha, que estabelece um protesto ao IPTU abusivo mediante o boicote do pagamento do tributo por parte dos contribuintes, ganhou adesão da população e o boicote aconteceu em massa, gerando centenas de pedidos de revisão na Prefeitura, em média 150 por dia, e assim, o não pagamento do tributo aconteceu.

Dessa forma, o protesto atingiu diretamente a Prefeitura, e no seu ponto fraco; o erário. Se o objetivo da Prefeitura era arrecadar mais receita com o aumento do IPTU, conseguiu exatamente o contrário, e além de não arrecadar está tendo que mobilizar funcionários para atender as muitas demandas relativas aos pedidos de revisão do IPTU. Grande frustração se apoderou da Prefeitura. E é justamente esse o resultado de uma má administração; erros e frustrações.

E muito irritada com o protesto, a Prefeitura, agora, desrespeita liberdade de imprensa e expulsa o Jornal da Clube do setor de protocolos da Prefeitura, exatamente quando seria feita imagens das pessoas protocolando pedidos de revisão do IPTU. Nas palavras do jornalista Roberto Ribeiro "revela um despreparo total da Prefeita Dárcy Vera. A Prefeita Dárcy Vera vem de um ninho político conservador. E não é proibindo a imprensa, jornalista, de ver e ouvir o povo que ela vai conseguir esconder o erro dessa coisa feita no IPTU de Ribeirão Preto..."  (http://www.jornaldaclube.com.br/videos/8263/repercuss%C3%83o-prefeitura-desrespeita-a-liberdade-de-imprensa).

A Prefeita não conseguiu esconder o erro que praticou com o aumento do IPTU em Ribeirão e ainda expandiu esse erro quando incidiu em mais abusos, praticando até mesmo cerceamento da liberdade de imprensa.   

E mais este abuso também comprova que o protesto está tendo êxito. Se não querem deixar nem a imprensa filmar é porque estamos atingindo o alvo. Por isso, não vamos nos deixar intimidar por tentativas de repressão, continuemos o boicote total ao pagamento do IPTU abusivo! É nosso direito contestar. É nossa arma boicotar.

Veja matéria no Jornal da Clube: http://www.jornaldaclube.com.br/videos/8275/moradores-se-mobilizam-contra-o-pagamento-do-iptu ).

Raquel Bencsik Montero

2 comentários:

  1. Reforço o fora Darcy. Mas a população também é muito culpada. Foram atrás da propaganda enganosa da prefeita, e deixaram de fazer a necessária renovação na câmara dos vereadores. Agora terão de pagar a conta.

    ResponderExcluir