Raquel Montero

Raquel Montero

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Repercussão do Panelaço de ontem, 05/06/2012 na Câmara de Vereadores de Ribeirão Preto


Vídeos:

http://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/jornal-da-eptv/videos/t/edicoes/v/camara-de-ribeirao-preto-aprova-22-vereadores-para-proxima-legislatura/1980463/




Jornal "Gazeta de Ribeirão" em 06/06/2012:






Jornal "A Cidade" em 06/06/2012:











Jornal "Tribuna" em 06/06/2012:









06/06/2012 - 06h30

Câmara de Ribeirão Preto (SP) aprova 22 

vereadores para 2013


DE RIBEIRÃO PRETO

Em sessão extraordinária relâmpago, a Câmara de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) aprovou na noite desta terça-feira (5) a redução de 27 para 22 cadeiras a partir do ano que vem.
A rapidez na votação, que contou com 17 votos favoráveis e três faltas, aconteceu no momento em que o Movimento Panelaço se preparava para entrar no plenário.
A sessão ordinária desta terça da Câmara começou às 18h e durou aproximadamente 25 minutos. Em menos de cinco minutos, a sessão extraordinária foi aberta e a votação, concluída.
Desta vez, os vereadores não foram os únicos "alvos" dos protestos do Panelaço.
Cerca de 50 integrantes do movimento protestaram também contra a Acirp (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto), Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) e a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
A alegação é que as entidades usaram as 31 mil assinaturas colhidas em abaixo-assinado contra o aumento de cadeiras e fizeram um acordo com o Legislativo.
"O que aconteceu foi traição. O abaixo-assinado era contra o aumento de vereadores, seja de sete ou dois. Nós lamentamos o desfecho da campanha que as entidades promoveram", afirmou a advogada Raquel Bencsick Monteiro, uma das integrantes do movimento.
Depois da votação, o presidente da Câmara, Cícero Gomes da Silva (PMDB), informou que os parlamentares iriam aguardar os representantes das entidades para uma assinatura simbólica da redução de vereadores.
Nenhum representante, no entanto, apareceu na Câmara. A Folha procurou os representantes das entidades, mas ninguém foi encontrado na noite de ontem para comentar o assunto.
A redução de 27 para 22 vereadores foi acertada após reuniões entre as entidades e a Câmara, no mês passado.
Agora, o Panelaço encabeça nova campanha: a não reeleição de nenhum dos atuais vereadores.
No próximo sábado (9), haverá manifestação nas ruas da região central com panfletagem, de acordo com Raquel.



06/06/2012 06h00 - Atualizado em 06/06/2012 06h00

Câmara dribla protesto e cria mais duas 

vagas em Ribeirão Preto, SP

Projeto foi votado minutos antes de manifestantes tomarem plenário.
Votação desagradou população, que pedia 20 vereadores para 2013.

Rodolfo TiengoDo G1 Ribeirão e Franca
Comente agora
Os vereadores de Ribeirão Preto (SP) realizaram uma "votação relâmpago" nesta terça-feira (5) para aprovar o aumento de duas vagas na Câmara a partir de 2013. Ao votar a emenda que muda a Lei Orgânica do Município nos primeiros minutos da sessão extraordinária, os parlamentares se anteciparam ao grupo que organizava um protesto do lado de fora da Casa.
Minutos depois, quando o grupo de manifestantes ocupou as galerias com cartazes e apitos, os legisladores já não estavam no plenário.Após ser aprovado em primeira discussão na semana passada, o texto que aumenta de 20 para 22 o número de vereadores recebeu 17 votos favoráveis. Na mesma noite, os parlamentares ainda realizaram a sessão ordinária, tudo antes das 18h30 - horário habitual do início das votações.
Manifestantes ainda permaneceram por duas horas na Câmara, até que o vereador Giló (PR) retornou à mesa e, sob vaias, encerrou oficialmente a sessão.
Protesto
Os participantes do movimento alegaram que eram favoráveis à fixação das atuais 20 cadeiras, número defendido em uma petição popular que obteve 31 mil assinaturas contra uma decisão tomada em 2010 pela Câmara de aumentar para 27 o número de vagas no Legislativo. O abaixo-assinado resultou na redução do número inicialmente proposto, mas ainda assim não agradou à população.
“Viemos para repudiar, porque fizeram um acordo que nós não pedimos. Isso é traição", disse a aposentada Sandra Maria Vilela, 59 anos, que fantasiada de palhaço integrou o panelaço.
Emenda que fixa 22 vereadores a partir de 2013 foi aprovada minutos antes de manifestantes entrarem na Câmara. (Foto: Rodolfo Tiengo/ G1)Emenda que fixa 22 vereadores foi aprovada antes
de protesto na Câmara. (Foto: Rodolfo Tiengo/ G1)
Outro lado
A justificativa dada pelo vereador André Luiz da Silva (PC do B) sobre a pressa para encerrar as votações previstas nas sessões ordinária e extraordinária foi a falta de assuntos polêmicos na pauta. Segundo ele, a fixação no número de vereadores para 2013 já tinha sido discutida em outras sessões.
EmendaAntes de entrar em vigor, a emenda precisa ser publicada no Diário Oficial do Município até 10 de junho, quando começam as convenções partidárias para definição das candidaturas e coligações para as eleições de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário