Raquel Montero

Raquel Montero

quinta-feira, 7 de abril de 2016

2012... ...manifestações sobre o massacre em Pinheirinho



Foi em um domingo. As quase 6.000 mil pessoas que moravam na favela conhecida como "Pinheirinho" em São José dos Campos (SP), diferente de outros dias, amanheceram sob as trevas, sem nenhum exagero. Naquele dia uma liminar de reintegração de posse foi cumprida para retirar 6.000 mil pessoas de uma terra.  Havia possibilidade de se resolver a questão de maneira pacífica e consensual, que, inclusive, atenderia ao direito de todos os envolvidos, porém, o governo municipal e estadual optaram pela violência e truculência.

E assim a reintegração de posse ocorreu em total afronta à várias leis, inclusive à nossa lei maior, a Constituição Federal. O Judiciário, desrespeitando a lei e anteriores decisões judiciais favoráveis às famílias do Pinheirinho, determinou a reintegração de posse com o uso da Polícia Militar para o que fosse necessário. O que aconteceu ali foram situações deploráveis de violência, injustiça e desrespeito.

Desde então, pelo Brasil, e cito aqui Ribeirão também, pessoas se uniram e se articularam para que violências como a de "Pinheirinho" nunca mais aconteçam em favela alguma.  Aqui em Ribeirão fizemos manifestações na rua (http://youtu.be/r_hSDMFefbs), publicamos na imprensa um manifesto e conseguimos  com que os vereadores aprovassem uma moção de repúdio ao ato que foi enviada ao Governador Geraldo Alckmin.


Raquel Montero

Nenhum comentário:

Postar um comentário