Raquel Montero

Raquel Montero

terça-feira, 17 de junho de 2014

Matéria do jornal A Cidade sobre candidaturas

Câmara já tem cinco nomes carimbados para as eleições

PMDB, PT, PR, PCdoB e PROS já definiriam seus postulantes em convenção

17/06/2014 - 09:03
Alterar o tamanho da letra A+ A A-

Milena Aurea / A Cidade
Zanferdini (esq.) e Léo Oliveira (dir.) disputarão pelo PMDB uma vaga na Assembleia (foto: Milena Aurea / A Cidade)
Cinco vereadores de Ribeirão Preto já são candidatos a deputado estadual nas eleições de outubro. 
As candidaturas foram oficializadas pelos respectivos partidos políticos, no último fim de semana, durante convenção estadual.
Estreando na disputa a uma cadeira na Assembleia Legislativa estão André Luiz da Silva (PCdoB), Giló (PR) e Samuel Zanferdini (PMDB). Jorge Parada (PT) e Léo Oliveira (PMDB) postulam a vaga pela segunda eleição consecutiva.
Mais três vereadores devem se juntar ao grupo até 30 de junho quando termina o prazo das convenções.
O presidente da Câmara, Walter Gomes, pediu mais 15 dias ao PR para decidir se disputará uma cadeira de deputado federal.
“Em primeiro lugar vem minha saúde e os trabalhos como chefe do Legislativo. Apesar da insistência do partido, são 99% de chances de não disputar”, declarou Walter, que operou a coluna há cerca de 70 dias.
Porém, Giló voltou da convenção da capital com “a missão de convencê-lo”.
“Não vou fechar dobradinha com ninguém até que o Walter defina”, frisou Giló, emendando que pedirá apoio político à sogra, a prefeita Dárcy Vera (PSD).
E emendou: “Ela é forte liderança regional, quem ela apoiar terá vantagem”. E enquanto alguns têm privilégios, outros podem sofrer com divisões internas. PMDB e PT lançaram mais de um postulante para a mesma disputa: Léo x Zanferdini e Parada x a advogada Raquel Montero.
Se na opinião de alguns o eleitorado local é suficiente para eleger vários candidatos, para outros o número de postulantes é “desserviço à comunidade”.
“Tem quem disputa sem a mínima chance de ganhar e prejudica a cidade”, criticou Léo, que teve 87,6 mil votos, em 2010, e ficou como suplente à federal.
F.L.Piton / A Cidade
Giló (esq.) e André Luiz da Silva estarão na disputa (foto: F.L. Piton / A Cidade)
Candidatos ficam no cargo
Dos cinco candidatos oficializados só Léo Oliveira (PMDB) não descarta a possibilidade de se licenciar da Câmara para se dedicar à campanha eleitoral. 
No caso, a vaga seria ocupada, no período, pelo suplente Coraucci Netto (PSD). 
Os demais postulantes pretendem conciliar a disputa com as ações no Legislativo. “O trabalho diário não muda, só é necessário cautela ao usar a TV Câmara e a tribuna para não dar conotação política”, enfatizou Samuel Zanferdini.
O cientista político Maximiliano Martin Vicente defende o licenciamento.
“São situações incompatíveis. O correto é o afastamento, caso contrário separar as duas coisas é impossível”, avaliou Martin.
Baleia disputa à federal
Além da formalização dos cinco vereadores, também foi oficializada, no último fim de semana, a candidatura do deputado estadual Baleia Rossi (PMDB) na disputa por uma cadeira na Câmara dos Deputados. 
O peemedebista buscará votos em cerca de 80 cidades da macrorregião. Em Ribeirão Preto, Baleia fará dobradinha com Samuel Zanferdini e Léo Oliveira.
“Além de dar oportunidade de novas lideranças ocuparem a Assembleia, como deputado federal terei novas perspectivas de trabalho, poderei fazer pela nossa cidade e região, e ainda poderei contribuir com debates nacionais”, frisou Baleia, que está no terceiro mandato de estadual e foi vereador três vezes.

Matéria do jornal A Cidade, na edição do dia 17/06/2014. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário