Raquel Montero

Raquel Montero

sábado, 7 de junho de 2014

2002... ...O caminho se faz ao caminhar



1999, 2000, 2001, 2002... ...O caminho se faz ao caminhar

Terminei o ensino médio alimentando ainda mais os ideais que eu vinha construindo. Fui uma estudante embalada por sonhos de uma vida melhor para todos, onde todos pudessem ter as mesmas oportunidades. Sempre acreditei que é possível mudar para melhor, que é possível todos terem as mesmas oportunidades e viverem de uma forma digna, com o melhor que a vida pode nos oferecer.

E assim, do movimento estudantil, comecei a me engajar em outros movimentos sociais. Em 2002 fui dar evangelização numa creche no Parque Ribeirão Preto, periferia de Ribeirão. Ali aprofundei a concepção sobre desigualdades sociais que havia iniciado na escola. Vi muito do pouco que muitas pessoas tinham financeiramente, e, ao mesmo tempo, como ventos de esperança, vi muito do muito que tantos podem fazer para melhorar o todo.

Os ventos de esperança que senti nessa experiência, que me faziam voltar para casa com mais energia de fazer, contribuíram ainda para a decisão sobre o caminho a seguir para minha formação profissional.

  Do que eu já havia vivido no movimento estudantil e nos movimentos sociais que comecei a me engajar, já tinha a certeza de que eu não queria me conformar diante das desigualdades sociais e que para tanto eu queria um instrumento que me habilitasse a contribuir para as transformações necessárias para uma sociedade justa.

Foi assim que escolhi fazer Direito, porque enxerguei no Direito um forte e poderoso instrumento para transformações, e, dessa forma, o caminho para seguir meus ideais. Através da lei vi que o operador do Direito pode fazer justiça. Ingressei então, na universidade, em 2003, e ali um novo mundo de aprendizados começou, foi como se eu estivesse juntando peças para um novo "eu", para, com mais conhecimento e experiência, continuar a trilhar o caminho que eu já acreditava tanto. Conciliei ali meus ideais com minha formação profissional.



Raquel Montero

Nenhum comentário:

Postar um comentário