Raquel Montero

Raquel Montero

domingo, 29 de junho de 2014



2008... ...Comissão de Direitos Humanos da OAB

2008 foi o ano que comecei a exercer a advocacia, logo após o Exame da OAB. Neste primeiro ano de advocacia fui nomeada pela OAB de Ribeirão Preto, sob a presidência do aguerrido advogado Dr. Jorge Marcos Souza, como membro de sua mais importante Comissão, a Comissão de Direitos Humanos da OAB.
Eu almejava estar nessa Comissão desde os tempos de estudante, e já nos tempos de estudante eu busquei estar mais próxima dela acompanhando alguns de seus trabalhos. E no momento em que fui nomeada como membro oficial da Comissão, senti uma mistura de honra com mais responsabilidade. Agora eu estaria agindo também como representante da OAB na defesa dos direitos humanos. Teria mais um instrumento para defesa, e o instrumento que me foi atribuído trazia junto com ele uma carga histórica das honrosas funções atribuídas pela lei à OAB, exatamente e principalmente, concernente à função da OAB na defesa do regime democrático, dos direitos humanos, da Constituição, da justiça social, do aperfeiçoamento da cultura, da boa aplicação das leis, da rápida administração da justiça.
Foi uma fértil oportunidade para novas experiências e mais aprendizados. Estar indo em lugares e repartições como representante da OAB abre portas para podermos defender melhor as denúncias que são apresentadas pela sociedade à entidade, porém, por outro lado, as portas que são abertas nos revelam situações que desejaríamos que não existissem de verdade. É um contato mais cru da própria denúncia. Foi terrível vivenciar certas situações que tive que vivenciar ao fiscalizar a denúncia recebida. Mas foi também assim que me fortaleci. O que não nos mata, nos fortalece, como disse Nietzsche.

Raquel Montero

Nenhum comentário:

Postar um comentário