Raquel Montero

Raquel Montero

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Não vereador, você não pode.

  Não vereador, você não pode constranger as pessoas, nem praticar censura prévia e cerceamento da liberdade de expressão. Se constranger, cercear ou censurar, nós vamos protestar.

  No Jornal A Cidade, minha opinião sobre a atitude do vereador Walter Gomes em tentar fazer revista diária em bolsas e mochilas de pessoas que querem entrar na Câmara de Vereadores de Ribeirão Preto;


Após repercussão, Walter recua sobre revista diária na Câmara

Pelo Facebook, novo presidente diz que medida será esporádica

27/12/2013 - 23:47
Alterar o tamanho da letra A+ A A-

23.dez.2013 - Matheus Urenha / A Cidade
Walter agora diz que revistas serão ‘esporádicas’ (Foto: 23.dez.2013 - Matheus Urenha / A Cidade)
Após a repercussão negativa do anúncio que bolsas e mochilas seriam revistadas a partir de 1º de janeiro para entrar na Câmara de Ribeirão Preto, o futuro presidente, Walter Gomes (PR), recuou em sua decisão e amenizou o tom.
Pelo Facebook, Walter mudou a versão após receber críticas, principalmente de movimentos sociais, e disse que as revistas serão apenas em “casos esporádicos”.
“Elas [revistas] não serão rotineiras, diárias. Ocorrerão apenas quando sentirmos que há o risco de uma manifestação ultrapassar os limites da segurança de todos os presentes na sessão”, disse o futuro presidente.
Quando defendeu a importância da revista, o futuro presidente disse que “quem não deve, não teme”.
Segundo ele, pessoas do bem não se sentirão constrangidas. “Além do mais, pessoas corretas não vão ao Legislativo com armas ou bombas na mochila.”
A decisão de instituir a revista diária para entrar na Câmara ocorreu após o protesto popular realizado durante a última sessão ordinária de 2013, quando manifestantes jogaram bombas e um sinalizador no plenário.
Para evitar abusos durante a revista, Walter disse que o trabalho será feito por um funcionário capacitado.
Porta giratória
Sobre a reativação do detector de metais que fica na porta-giratória, Walter também mudou o discurso.
“Ele [detector de metais] sempre existiu, apenas ficou temporariamente desligado, devido a um defeito técnico que foi corrigido recentemente”, postou no Facebook.
Com a repercussão negativa do caso, Walter chegou a conversar nesta quinta com alguns vereadores que encontrou pelos corredores do Legislativo.
Walter pode sofrer protesto em sua 1ª sessão
Membros de movimentos sociais não descartam um protesto na primeira sessão presidida por Walter Gomes em 2014 contra a decisão de realizar revista em bolsas e mochilas de quem deseja entrar na Casa de Leis.
Secretário-geral da Associação dos Profissionais do Ensino de Ribeirão, Leonardo Sacramento afirma que a organização do protesto anti-Walter deverá ser articulado com os demais movimentos sociais.
“Não concordamos com essa revista. A Câmara não é um patrimônio dos vereadores”, disse.
Membro do PróMoradia e Cidadania, Raquel Montero também defende a realização do protesto.
“A decisão de Walter é o cerceamento, uma censura prévia, contra a liberdade de expressão”, avalia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário