Raquel Montero

Raquel Montero

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Degradante machismo


O ministro da Justiça foi ouvido nesta terça-feira (3) como convidado, na Câmara dos Deputados, para falar a respeito do chamado "caso Siemens", que envolve denúncias de cartéis de corrupção em licitações no Estado de São Paulo durante os governos de Mário Covas, Geraldo Alckmin e José Serra, todos do PSDB.
As denúncias apontam fraudes em licitações com superfaturamento em obras e serviços contratados por estes governos, para desvio de milhões dos cofres públicos em benefício de particulares.
A situação não poderia ser mais degradante. Mas um deputado conseguiu tornar a situação ainda pior.
Durante a oitiva do Ministro o deputado federal Duarte Nogueira do PSDB-SP, sem argumentos para contestar as denúncias que recaem sobre governos do seu partido no Estado de São Paulo, atacou a vida pessoal, e mais especificamente amorosa, da deputada federal Manuela D´Àvila (PCdoB).
"O coração tem certas razões que a própria razão desconhece", disse o deputado à líder do PCdoB, deputada Manuela D´Ávila, após ela defender a atitude do Ministro da Justiça de mandar investigar as denúncias que chegaram a ele sobre fraudes em licitações durantes os governos do PSDB em São Paulo. A declaração do tucano remete ao namoro que ocorreu entre Manuela e o Ministro no passado.
A fala de Duarte Nogueira foi seguida de protestos do Ministro, de Manuela e de outros parlamentares que acusaram Nogueira de quebra de decoro parlamentar. Declarações que ocorreram no mesmo dia em que a Câmara estava organizando uma comissão geral para discutir o fim da violência contra a mulher.
O PCdoB, através de Manuela, divulgou nota em discurso no Plenário da Câmara. No discurso indignado a deputada disse que "o deputado Duarte Nogueira, por não ter respostas para dar, parte para a baixaria, porque não sabe o que dizer sobre a situação do seu partido no Estado de São Paulo." Continuou dizendo que "no dia em que a Câmara realiza uma comissão geral para discutir o fim da violência contra a mulher, ela se depara com uma atitude machista, leviana e que não condiz com aqueles que tentam mudar a vida política e a cultura machista deste país."
Como pessoa e nessa situação específica, como mulher, eu endosso a indignação da deputada. O machismo contra uma mulher é o machismo contra todas as mulheres, e quando praticado por quem faz leis e tem mais poder para mudanças, o machismo fica potencializado, sendo um mal maior ainda em prejuízo de toda a sociedade.
Eu me sinto ofendida nessa situação e em todas as situações em que mulheres são vítimas do machismo de homens que não sabem respeitar e assim partem para violência contra as mulheres.

Raquel Montero

Veja o discurso de Manuela;
http://www.youtube.com/watch?v=ndTuMk4n044

Nenhum comentário:

Postar um comentário