Raquel Montero

Raquel Montero

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Nota de repúdio

Jornal "Tribuna" em 27/07/2012:




Vários movimentos sociais de Ribeirão, entre eles o Panelaço, protocoloram no dia 26/07, propostas sobre a Lei de Resíduos Sólidos e Limpeza Urbana de Ribeirão. No protesto realizado no dia  06/07 na Prefeitura, ficou acordado, segundo compromisso assumido pela Prefeita Darcy Vera e divulgado pela imprensa, que os movimentos sociais iriam apresentar suas respectivas propostas sobre os resíduos sólidos e, em uma audiência pública, Prefeitura, Ministério Público, COMDEMA e sociedade civil definiriam, conjuntamente os termos da política dos resíduos sólidos para Ribeirão.

Os movimentos sociais cumpriram com a parte que lhes competia, agora, aguardamos pela audiência pública para, democraticamente, concluirmos a pendência. Esperamos que a Prefeita cumpra com o compromisso que assumiu, realizando a audiência pública em horário acessível a todos, notadamente, após o horário comercial, e acate os anseios expressados pela sociedade nas propostas apresentadas. 

E nesse sentido já aproveitamos para repudiar a reunião marcada pela Prefeita com o Ministério Público, a ser realizada no dia 31/07, das 09hrs às 12hrs, conforme divulgado no Facebook da Prefeita. Muito embora essa reunião ainda não seja a audiência pública seria mais uma oportunidade de debatermos em conjunto a situação, mas impossível fazer isso dentro do horário estabelecido, por isso o nosso repúdio à essa reunião que não contou com a opinião dos movimentos sociais para ser marcada, sendo uma inverdade o que disse a Prefeita em seu Facebook, ou seja, que os movimentos sociais estarão presentes, eis que alguns deles não poderão comparecer. Estariam todos presentes sim se a reunião fosse acessível, mas o próprio horário já impede a acessibilidade de todos, inclusive dos cooperados da única Cooperativa de Ribeirão, que são, salientamos, protagonistas dessa situação, e, dessa forma, imprescindível deveria ser considerada a presença deles.

Assim, fica aqui o nosso repúdio à esse desrespeito que não pode ser acatado pela sociedade sob pena de ser reiterado como algo normal pelos agentes públicos, e os movimentos sociais que poderão comparecer irão para reivindicar, mais uma vez, democracia nas decisões e repúdio à ausência dela.

Raquel Bencsik Montero
Nota publicada no Facebook do Movimento Panelaço

Nenhum comentário:

Postar um comentário