Raquel Montero

Raquel Montero

sábado, 14 de julho de 2012

Esfirra vegana


Esfirra vegana
Ingredientes para a massa:
2 copos de leite de soja
30 gramas ou 2 colheres de sopa de fermento (o mesmo fermento que se usa para fazer pão)
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de sopa de sal
mais da metade de um copo de óleo
farinha de trigo ou integral


Preparando a massa:
Aquecer o leite de soja até ficar morno, quando ficar morno dissolver nele o fermento. Dissolvido o fermento no leite joga-se esse líquido em uma tigela grande para colocar os demais ingredientes. Dai acrescenta o sal, o açúcar, o óleo e a farinha até dar o ponto (eu sempre misturo as duas farinhas, de trigo e integral).
A quantidade de farinha é aproximadamente 1k, e estará no ponto quando não estiver mais colando na mão. Quando chegar nesse ponto retira-se um pedacinho da massa, faz-se uma bolinha dela e coloca num copo com água. Cubra o recipiente onde esta a massa com um pano e quando a bolinha que estiver no copo com água subir, a massa está pronta para ir para o forno.
A massa rende 3 formas redondas padrão, de esfirra coberta e o dobro de formas se a esfirra for aberta.
Recheio:
Duas sugestões veganas de recheio;
  1. tofu com tomate seco;
  2. palmito.
    Na preparação do recheio de palmito, colocar numa panela 02 tomates picados, umas 15 azeitonas picadas, um vidro de palmito cortado em rodelas, uma lata de ervilha, salsinha picada, cebolinha picada, manjericão, pimenta e sal. Estando todos esses ingredientes na panela leve a panela ao fogo e vá mexendo, acrescente um copo de água com amido de milho dissolvido nesse água para enrijecer o recheio e dar “a liga”. Vá mexendo o recheio no fogo e acrescentando mais água com amido de milho dissolvido tanto para enrijecer o recheio como para aumentar o recheio. Essa quantidade de copos de água é de aproximadamente 02 copos de água.
Quando a bolinha da massa que estiver no copo subir abra a massa, coloque o recheio e coloque no forno para assar.
Uma delícia de opção alimentar e totalmente vegana, ou seja, sem produtos de origem animal.
O vegetarianismo e o veganismo não são só uma opção alimentar, mas, principalmente, são decisões éticas e filosóficas diante da vida.
Saiba mais sobre o assunto no eloquente documentário, “A carne é fraca” http://youtu.be/IKIBmppiIvM. Documentário de autoria de Nina Rosa, uma nobre ativista na defesa dos direitos dos animais.
O documentário tem informações científicas, filosóficas e sociológicas sobre o uso de animais e de alimentos derivados de animais na alimentação humana, mostrando o que a mídia convencional manipulada e manipuladora escondem das pessoas para favorecer a exploração maléfica dos animais para o consumo humano.
Essa exploração engendra verdadeiro holocausto dos animais não-humanos.
Assista e tire suas próprias conclusões, só não fique omisso diante dessa conjuntura, porque a omissão também contribui para a conservação do status quo perverso que permeia o assunto. A pessoa que mata o boi e aprisiona a galinha, não faz isso sozinha, mas sim com o apoio de todos os consumidores que adquirem o produto que eles estão vendendo. Se não tiver consumidor não haverá mais a crueldade que existe na comercialização de animais e seus derivados. Portanto, cada um de nós pode contribuir para destruir esse mal e, inclusive, com um simples e fácil instrumento: escolha.
Raquel Bencsik Montero 

Nenhum comentário:

Postar um comentário