Raquel Montero

Raquel Montero

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Propositura de dois projetos de lei na Câmara de Ribeirão Preto

Queria compartilhar aqui os dois projetos de lei que protocolei ontem, 11/11/2015, pela manhã, na Câmara de Vereadores de Ribeirão Preto.
Um se trata da criação de mecanismo no atual site da Câmara Municipal de Ribeirão Preto para o link "Como Vota Seu(ua) Vereador(a)", para que a população, a qualquer tempo, verifique o modo como tem votado o(a) legislador(a).
Tal projeto visa o aperfeiçoamento da Câmara através de mais transparência e divulgação dos trabalhos parlamentares, bem como através de meio mais acessível para a fiscalização dos trabalhos das parlamentares e dos parlamentares por parte das cidadãs e dos cidadãos. É um mecanismo bem mais prático e acessível do que simplesmente vem fazendo a Câmara, isto é, disponibilizar a pauta das sessões e o resultado delas. O mecanismo traz muito mais detalhes e transparência e de forma mais prática.
O outro se trata de criar mecanismo para incluir no site da Câmara, sistema análogo ao da Câmara dos Deputados, o e-Democracia. Idéia que já apresentei na Câmara, em 2.013, quando da Revisão do Regimento Interno dela, mas que, porém, não foi acatado.
 A idéia do Portal e-Democracia é dividi-lo em dois grandes espaços de participação: as Comunidades Legislativas e o Espaço Livre. No primeiro, pode-se participar de debates de temas específicos, normalmente, relacionados a projetos de lei já existentes. Essas Comunidades oferecem diferentes instrumentos de participação e, ainda, orientações quanto ao andamento da matéria na Câmara. Já no Espaço Livre, pode-se definir o tema da discussão e ser o grande motivador dela, propondo projetos de leis para a cidade. O debate é acompanhado pela equipe e-Democracia e pode vir a se tornar uma Comunidade Legislativa.
Os parlamentares envolvidos com a matéria acompanham as discussões e as consideram para auxiliar suas decisões e criar as leis e políticas públicas para a cidade. È um sistema, portanto, que deixa as pessoas mais próximas de seus parlamentares, e os parlamentares mais próximos das necessidades da população e da cidade.
Saliento que através do e-Democracia importantes projeto de leis foram construídos e são considerados um dos mais evoluídos do mundo, como são exemplos a legislação que ficou conhecida como Marco Civil da Internet e o Estatuto da Juventude.
A íntegra dos projetos podem ser conferidos nas imagens abaixo. O primeiro projeto de lei recebeu o número de protocolo 17109 de 2015 e o segundo o número 17110 de 2015.
Raquel Montero





Nenhum comentário:

Postar um comentário