Raquel Montero

Raquel Montero

domingo, 1 de novembro de 2015

Eu voto RESGATA OAB



 Sobre as eleições para a nova diretoria da OAB de Ribeirão, quero declarar publicamente aqui que eu VOTO RESGATA OAB, notadamente pela confiança que tenho no colega Breno Corrêa, que integra essa chapa como Secretário.

  Tenho afinidade com Breno no pensamento de que uma sociedade justa se faz com ideais e idéias progressistas e que para essa justiça acontecer o bolo de oportunidades tem que ser repartido de maneira igual para todos, considerando tratar os iguais com igualdade e os desiguais com desigualdade, como preconiza o princípio da igualdade. Nessa afinidade de pensamentos, Breno e eu já defendemos muitas causas sociais juntos. O que reforça minha confiança nele.

  Breno também é filho de Luiz Vicente Ribeiro Corrêa, que também é advogado e foi meu professor. Como professor sempre defendeu em suas aulas que para além do direito a(o) advogada(o) deve buscar a justiça do caso concreto, e a idéia de justiça que passou em sala de aula sempre foi recheada e embalada de conceitos progressistas. E Luiz Vicente Ribeiro Corrêa, por sua vez, também apóia e vota RESGATA OAB. Foi Luiz Vicente e eu, e demais outras(os) companheiras(os) de luta, que mobilizamos a cidade e criamos um movimento que defendeu que o aumento no IPTU de 2.013 foi inconstitucional. Já a OAB de Ribeirão declarou que o aumento foi legal.

  Sei e considero que a chapa que voto tem pessoas com os mais diferentes pensamentos sobre os mesmos assuntos, inclusive sobre os ideais e idéias progressistas que citei que tenho afinidade com Breno, mas sei e considero também que a verdadeira democracia é exatamente assim, composta dos mais diferentes pensamentos e ideais, e querermos que apenas nossa ideologia seja considerada é afastar a própria democracia.

  Ao mesmo tempo sei e tenho certeza que, ainda que conjuguemos na chapa RESGATA OAB os mais diferentes pensamentos e ideologias, será, ainda assim, pelos perfis e pelas atitudes já demonstradas pelas pessoas que a integram, mais democrática, progressista e autêntica que a atual gestão da OAB de Ribeirão. Não tenho dúvida disso.

  E um exemplo emblemático disso para mim, mais uma vez, foi o posicionamento da atual gestão de que o aumento do IPTU de 2.013 foi legal, apesar de ele ter recebido um aumento de até 130% para os imóveis das regiões mais pobres da cidade. Assim como também quando essa gestão, provocada por mim mesma, através de documento formal sobre conflitos de terra em Ribeirão, em que vários direitos humanos estavam sob risco, inclusive de morte, não se manifestou de qualquer forma.

  Poderia ainda citar vários outros exemplos de atos dessa atual gestão da OAB de Ribeirão, presidida pelo advogado Domingos Stocco, para demonstrar o perfil reacionário e elitista dessa gestão, mas entendo ser desnecessário diante do fato já citado sobre o IPTU, que se tornou emblemático na cidade para a definição do perfil e do "modus operandi" da atual gestão, que espero que seja renovada este ano, para que a OAB de Ribeirão, renovada com uma nova gestão, seja na prática o que já é institucionalmente, ou seja, uma entidade que não só fiscaliza e defende advocacia, mas também uma entidade defensora da democracia, da justiça social, do meio ambiente e dos direitos humanos de uma forma geral.

  E essa renovação eu acredito na chapa RESGATA OAB. Assim, EU VOTO RESGATA OAB, e peço aos demais colegas o mesmo voto.


Raquel Montero

Um comentário: