Raquel Montero

Raquel Montero

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Na Revide matéria sobre a manifestação contra Eduardo Cunha

Manifestação que fizemos ontem contra o deputado Eduardo Cunha, em reportagem na Revide. Veja reportagem abaixo e as fotos no Facebook da Revide  https://www.facebook.com/RevistaRevide/photos/ms.c.eJw1ydENwDAIA9GNIpvWAfZfrE0A3dfTJeWgNoNhfFeWo2ztjTLGuobaXh~;z3Y6Z0c7n2n0s8Q~;xAWV8GZ4~-.bps.a.915701551818215.1073742139.206459196075791/915701701818200/?type=3&theater




Fotos: Bruno Silva/Revide




Movimento feminista vai às ruas contra deputado Eduardo Cunha

Ato contra projeto de lei de autoria do presidente da Câmara dos Deputados reuniu aproximadamente 300 pessoas

Na tarde deste sábado, dia 7, um grupo de aproximadamente 300 manifestantes do movimento feminista realizou um ato contra o projeto de lei 5069/13, do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) na área central de Ribeirão Preto.

Aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o projeto prevê a alteração da Lei de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual (12.845/13), que garante atendimento imediato às vítimas de estupro. A atual lei obriga todos os hospitais integrantes da rede do Sistema Único de Saúde (SUS) a fornecerem informações sobre os direitos legais e sobre todos os serviços sanitários disponíveis às vítimas. Dentre esses serviços estão a profilaxia da gravidez, administração da pílula do dia seguinte, o esclarecimento acerca de que é permitido por lei realizar o aborto nestes casos, se a vítima assim desejar, ou o acompanhamento pré-natal disponibilizado e informações sobre as alternativas após o nascimento, incluindo a possibilidade de entrega da criança para a adoção.

O grupo saiu da esplana do Theatro Pedro II e seguiu pelas ruas Visconde de Inhaúma, Florêncio de Abreu, José Bonifácio e General Osório gritando palavras contra o presidente da Câmara, que responde a processo no Conselho de Ética da Câmara onde é acusado por quebra de decoro parlamentar.

“Este Projeto de Lei do Cunha representa um retrocesso aos nossos direitos. Pois dá o direito ao profissional da saúde de se recusar a realizar procedimentos abortivos e inclusive dá brecha para que a pílula do dia seguinte seja considerada abortiva”, comenta a estudante de Direito Bruna Santiago Franchini.

Representatividade

A Câmara dos Deputados, presidida por Eduardo Cunha, possui 518 cadeiras, das quais apenas 10% (ou 51) são ocupadas por mulheres. Dentro da CCJ a diferença é ainda maior, dos 66 deputados titulares, aproximadamente 3% são mulheres. “A Câmara dos Deputados é representada majoritariamente por homens e isso se torna perigoso a partir do momento em que estes homens falam pelas mulheres e o PL 5069/13 é prova disso porque se fundamenta em concepções religiosas”, comenta a mestranda em História Michelle Silva Borges.

Marcha em Brasília

No dia 18 de novembro as mulheres que compõem o movimento feminista negro no Brasil organizarão a Marcha das Mulheres Negras em Brasília. Adria Maria Bezerra Ferreira, uma das representantes do grupo que reúne mulheres de Sertãozinho, Franca, Luiz Antonio e Ribeirão Preto, esteve na marcha contra Eduardo Cunha e conta estará em Brasília no dia 18.

“As mulheres negras querem ser as suas próprias protagonistas e isso é muito importante pra gente. Queremos falar a este país, ao poder público e à sociedade que somos contra o machismo, contra o sexismo, contra a homofobia, contra o racismo e todas as outras formas de preconceitos”, conclui.

Revide On-line
Texto e Foto: Bruno Silva
 http://www.revide.com.br/…/movimento-feminista-vai-ruas-co…/

Nenhum comentário:

Postar um comentário