Raquel Montero

Raquel Montero

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Ribeirão Verde... ...enfim a duplicação




Enfim a duplicação da Avenida Antônia Mugnatto Marincek, no Ribeirão Verde, zona leste de Ribeirão Preto, irá se materializar, saiu da imaginação. Licitação foi aberta para contratar empresa que irá fazer a obra, e a vencedora do certame será conhecida no dia 19 do mês que vem.

Pelo projeto, além da duplicação há a previsão de obras de infraestrutura no local, tais como galerias de água e esgoto, iluminação pública, corredores de ônibus, ciclofaixa e calçada. O investimento será financiado pelo Governo federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

A obra é de interesse público, beneficia a todos, cidadãos, transeuntes, visitantes, munícipes, comerciantes, empresários. Beneficia a circulação, a economia e a visitação. Diretamente e diariamente atenderá cerca de 60 mil pessoas que moram naquela região. Quando uma região da cidade é melhorada, toda a cidade ganha.

E por mais uma vez, em período recente e em pouco espaço de tempo, temos obras na cidade viabilizadas com investimentos do Governo federal. Relembro aqui algumas dessas; verbas federais para obras e serviços de mobilidade urbana para a cidade, o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes), também no Ribeirão Verde e agora a duplicação tão esperada e necessária na Avenida Antônia Mugnatto Marincek,  no Ribeirão Verde.

O CEU, importante investimento e eficiente iniciativa do Governo federal, foi construído com recursos do Ministério da Cultura, que repassou R$ 1,5 milhão para a obra. O Município, por sua vez, investiu apenas R$ 139 mil. O espaço possui sala de leitura, auditório, área de lazer com quadra, equipamentos de ginástica e pista de skate. Ficou estabelecido que o espaço será gerido de maneira compartilhada entre o Município e a comunidade, e o grupo gestor irá planear intervenções artísticas, culturais e de educação para os próximos 12 meses. Apesar do Município só ter que gerir a execução da verba federal para a obra, ainda assim, não o fez a contento já que o CEU foi entregue com 09 meses de atraso.

É salutar que as informações sejam disseminadas de forma correta. Se o Governo federal envia o dinheiro mas ele não é executado como planejado, da forma correta e ou no tempo certo, isso não é culpa do Governo federal, mas sim, inteiramente da Administração municipal ou estadual responsável pela execução da verba. A execução de obras e serviços na esfera do município, ao município compete e não a outra esfera de governo. Uma situação é a origem da verba, outra é quem tem competência para executá-la, competência essa, inclusive, estabelecida pela lei, e que deve ser observada por todos.



Raquel Montero

Um comentário:

  1. Boa noite Raquel, e até agora nada, sabe me dizer porque? Desde já agradeço

    ResponderExcluir