Raquel Montero

Raquel Montero

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Como anda o conhecimento e a coragem dos nossos vereadores?



Em pauta na sessão de ontem da Câmara de Vereadores de Ribeirão, uma proposta de emenda à Lei Orgânica do Município (LOM) que pretendia alterar as regras sobre o reajuste dos subsídios dos vereadores, da Prefeita, do Vice-Prefeito e dos Secretários Municipais.

Em resumo a proposta pretendia que os reajustes nos subsídios da Prefeita, do Vice-Prefeito e dos Secretários Municipais passassem a ser anuais, deixando de ser de uma legislatura para a outra.

Também, almejava a proposta que os reajustes nos subsídios dos vereadores pudessem se realizar em qualquer momento da legislatura vigente para vigorar na próxima legislatura, alterando, então, a regra de reajustar os subsídios dos vereadores tão somente no último ano da legislatura vigente para vigorar já no próximo ano da próxima legislatura.

O que parece ter motivado os vereadores à essa última alteração foram as lembranças dos protestos realizados quando do último reajuste aplicado, em 2012. Naquela oportunidade quando ocorreu o aumento de quase 40% nos subsídios dos vereadores, panelaços foram realizados na Câmara e em vários pontos da cidade para protestar contra o aumento e reivindicar sua revogação. Os panelaços atingiram o alvo e os vereadores, na sequência, revogaram em mais de 50% o aumento então aplicado, reduzindo de quase 40% para cerca de 18%, e como consequência também alguns vereadores, candidatos à reeleição, não foram reeleitos.

Ou seja, o que parece ter motivado os vereadores à essa última alteração foi o receio da perda de votos, fazendo com que o aumento em seus subsídios possa ser votado não mais e tão somente no último ano da legislatura vigente, e assim coincidindo com ano eleitoral, mas que possa ser votado a qualquer momento, evitando-se, assim, de coincidir com ano eleitoral, e, por esse motivo, perder votos. Quanta autenticidade e coragem dos nossos vereadores!

E no que se refere à primeira proposta, que os reajustes nos subsídios da Prefeita, do Vice-Prefeito e dos Secretários Municipais passassem a ser anuais, deixando de ser de uma legislatura para a outra, é inconstitucional. O nosso Supremo Tribunal Federal já se manifestou sobre o assunto em diversos julgados e consolidou entendimento que o subsídio do Prefeito e do Vice-Prefeito fixado em uma legislatura irá vigorar só na próxima legislatura ((RE 204.889, Rel. Min.Menezes Direito, julgamento em 26-2-2008, Primeira Turma, DJE de 16-5-2008. No mesmo sentidoAI 843.758-AgR, Rel. Min. Gilmar Mendes, julgamento em 28-2-2012, Segunda Turma, DJE de 13-3-2012; AI 776.230-AgR-segundo, Rel. Min.Ricardo Lewandowski, julgamento em 9-11-2010, Primeira Turma, DJE de 26-11-2010, RE 458413 AgR, Julgamento:  06/08/2013). Quanto conhecimento dos nossos vereadores e quanta constitucionalidade nos projetos que propõem e aprovam! Uma aberração.

Por derradeiro, a proposta não foi aprovada pela falta de um voto, correspondente a abstenção em votar do vereador Beto Cangussu. Abstenção que não significa um "não".

Veja quais vereadores votaram a favor dessas alterações: Genivaldo Gomes, Coraucci Neto, Maurílio Romano, Giló, Bebé, Cícero Gomes, Capela Novas, Waldyr Villela, Saulo Rodrigues, Samuel Zanferdini, Jorge Parada, Viviane Alexandre, André, Walter Gomes, 

Além das anomalias citadas, o projeto, se aprovado, seria impugnado por alguns vereadores em razão de alguns vícios de formalidade na sua apresentação.


Raquel Montero

Nenhum comentário:

Postar um comentário