Raquel Montero

Raquel Montero

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

PT 35 anos de Portas Abertas



"...a mais importante lição que o trabalhador brasileiro aprendeu em suas lutas é a de que a democracia é uma conquista que, finalmente, ou se constrói pelas suas mãos ou não virá. “ (Manifesto de criação do PT)


E assim foi. Após prolongada e dura resistência democrática que vivemos no Brasil e assistimos em vários outros países, passamos a assistir também a mobilização dos trabalhadores para lutar por melhores condições de vida. A repressão e a exploração sobre os trabalhadores fizeram nascer as lutas populares, e o avanço delas permitiu com que trabalhadores, mulheres, negros, estudantes, índios e outros setores explorados pudessem se organizar para defender seus interesses e para comprovar a união de que são capazes. Os trabalhadores viveram na prática o conhecimento de que a liberdade nunca foi e nem será dada de presente, mas será obra de seu próprio esforço coletivo. A partir de então, começou a tornar-se cada vez mais claro para os movimentos populares que as suas lutas imediatas e específicas não bastam para garantir a conquista dos direitos e dos interesses do povo trabalhador. Para intervir na vida social e provocar transformações é preciso muito mais, é preciso que os trabalhadores se organizem como força política autônoma.

Assim surgiu a proposta do Partido dos Trabalhadores. "O PT nasce da decisão dos explorados de lutar contra um sistema econômico e político que não pode resolver os seus problemas, pois só existe para beneficiar uma minoria de privilegiados. (Manifesto de criação do PT).

O Brasil ainda vivia sob a ditadura militar quando o PT foi fundado, em 10 de fevereiro de 1980, no Colégio Sion, em São Paulo, sendo oficializado partido político pelo Tribunal Superior da Justiça Eleitoral. Nasceu da necessidade, do anseio, da esperança, dos sonhos de tantos brasileiros e brasileiras trabalhadores da cidade e do campo, militantes de esquerda, intelectuais e artistas em intervir na vida social e política do país para transformá-la. Cumprindo com esse objetivo, logo no artigo 1º de seu Estatuto, estabelece o PT;

Art. 1º. O Partido dos Trabalhadores (PT) é uma associação voluntária de cidadãos e cidadãs que se propõem a lutar por democracia, pluralidade, solidariedade, transformações políticas, sociais, institucionais, econômicas, jurídicas e culturais, destinadas a eliminar a exploração, a dominação, a opressão, a desigualdade, a injustiça e a miséria, com o objetivo de construir o socialismo democrático.


O PT tem muito a dizer, muito além do que conta a história e sobre muitos fatos e experiências anteriores à chegada na Presidência da República. E é sobre isso que queremos falar agora e em tom de comemoração. Neste ano o PT completa 35 anos de existência e nosso Diretório Municipal do PT de Ribeirão completa a mesma idade. São 35 anos de lutas e conquistas e queremos fazer um resgate dos fatos e atos dessa existência, sobretudo com enfoque em nosso Diretório. Vamos comemorar uma história com as pessoas que viveram essa história, que contribuiram para a construção dela e com todas as pessoas que querem dar continuidade a ela, porque estes filhos teus não fogem à luta!

#vempracomemoração #PT35anos #umahistóriamuitasconquistas


Quando? dia 13 de março de 2015
Onde? no Templo da Cidadania
Que horas? 19h30m
Quanto? R$ 25,00 por pessoa. O convite abrange buffet Cauim e as bebidas são à parte
Com quem comprar convite? Raquel (9-9222-7411 / 3013-9636)
Quando comprar? O quanto antes posível

Nenhum comentário:

Postar um comentário