Raquel Montero

Raquel Montero

segunda-feira, 24 de março de 2014

Plebiscito popular para reforma política



Em 10 de julho de 2013 foi criado um Grupo de Trabalho (GT) na Câmara do Deputados sobre reforma política.  Esse GT nasceu após as manifestações nacionais ocorridas em junho deste ano.

O GT contou com 14 deputados federais. Após várias reuniões o GT formulou um projeto de decreto legislativo (PDL nº 1258/2013), que propõe a realização de um plebiscito sobre reforma política. O PDL recebeu a assinatura de 188 deputados federais e foi protocolado na Secretaria da Câmara pelo PT, PCdoB, PDT e PSB no dia 28 de agosto de 2013.

Em 2013, com as manifestações de junho, a proposta de reforma política ganhou mais força e a Presidente Dilma, apoiada nesta força, propôs mais uma vez ao Congresso a reforma política através de um plebiscito.

Com a proposta de Dilma, os deputados que já eram a favor da reforma política propuseram o GT para a reforma e com ele elaboraram o PDL.

A Presidenta não tem competência constitucional para, por ela mesma, convocar plebiscito nacional. A convocação de um plebiscito é ato de competência exclusiva do Congresso Nacional, conforme estabelece nossa Constituição Federal em seu artigo 49, inciso XV. Portanto, são inverdades as críticas que dizem que o plebiscito ainda não ocorreu porque a Presidenta recuou. Quem decide sobre o plebiscito é o Congresso, em um ato conjunto da Câmara dos Deputados com o Senado Federal. À Presidenta Dilma não cabe sancionar ou vetar o plebiscito, mas tão somente acatar o que for decidido pelo Congresso.
   
O PDL está tramitando na Câmara dos Deputados e ainda não há previsão para sua votação. Após votada pela Câmara ainda deve ser votado pelo Senado. Tudo indica, no entanto, que nossos parlamentares precisarão de constante apoio e manifestação popular para conseguirem aprovar o plebiscito e superar os interesses particulares que há anos vêm impedindo a reforma política.

E para dar mais força para que a reforma política saia da ideia e se concretize, organizações coletivas estão se organizando em todo o Brasil para a criação de um plebiscito popular sobre a realização de uma constituinte exclusiva sobre a reforma política. O ato tem o objetivo maior de fazer pressão para que a reforma política se realize, inclusive com a consolidação do plebiscito já proposto pela Presidenta Dilma. E em Ribeirão Preto a reunião inaugural para que a cidade se organize e contribua com o plebiscito popular foi realizada no último sábado, 22 de março de 2014, no salão nobre da Câmara de Vereadores de Ribeirão.

A partir de então já estabelecemos uma agenda de trabalhos para que Ribeirão esteja dentro do processo e contribua para ele.


Raquel Montero

Nenhum comentário:

Postar um comentário