Raquel Montero

Raquel Montero

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Povo na rua, Dárcy a culpa é sua!



Marcamos uma manifestação na Prefeitura para reivindicar respostas concernentes à política habitacional de Ribeirão Preto e direitos correlatos às moradias entregues - creche, escola, médico, transporte público, reuniões no Conselho Municipal de Moradia Popular - que fazem parte da infraestrutura que deve estar contida nos projetos habitacionais do município.

Mas como está escancarado, em Ribeirão, os problemas estão em todos os lugares e em todos os setores.

Falta água, falta equipamentos no Daerp, falta redução da jornada dos servidores da Saúde, falta professor em sala de aula...

E essas faltas deram lugar a outras somas na rua. Outras manifestações aconteceram para reivindicar as outras faltas da cidade; os servidores da saúde protestaram pelo cumprimento da promessa que a Prefeita fez, e transformou em lei, de reduzir a jornada de trabalho de 36 para 30 horas, e os servidores do DAERP protestaram pela falta de equipamentos para os trabalhos da autarquia serem realizados. E nesse tom as manifestações se somaram num só ato em busca de respostas da Prefeita.

Sem respostas da Prefeita Dárcy Vera na manifestação que fizemos na semana passada na Prefeitura e nas ruas de Ribeirão, manifestamos novamente na Prefeitura diante de motivos graves;

·        Governo municipal não indicou área para construção de moradias populares através do programa Minha Casa Minha Vida - Entidades;
·        há cinco meses o Presidente do Conselho Municipal de Moradia Popular não convoca reuniões para o Conselho;
·        falta de respostas sobre os critérios de remoção de comunidades de favelas para conjuntos habitacionais;
·        ausência de infraestrutura (creches, escolas, médicos, transporte, segurança) em conjunto habitacional entregue recentemente no bairro Jardim Eugênio Mendes Lopes, em Ribeirão, bem como existência de problemas estruturais nos apartamentos entregues nesse conjunto (vazamentos de água e de esgoto, rachaduras nas paredes, infiltrações, postes que dão choque, entre outros).

Mas a Prefeita, mesmo diante de mais manifestantes e de diferentes causas, que não se excluem, mas sim se complementam, não apareceu para responder a nada e desta vez ainda fez pior, não enviou também nenhum assessor para intermediar a conversa.


Conviver com um gestor que não quer ou não sabe resolver o problema é pior do que conviver com o problema. Problemas se revolvem quando há vontade de resolvê-los. Um gestor sem vontade ou capacidade para resolver problemas, não só faz com que os problemas persistam como os torna maiores. E é essa a situação que temos em Ribeirão; uma Prefeita que não sabe ou não quer resolver problemas, porque a premissa maior da resolução é o diálogo, e se ela não quis dialogar fica claro sua falta de vontade ou incapacidade para resolver problemas.

E diante desse comportamento, a luta deve continuar e ser mais forte. Mais forte diante dos obstáculos que a falta de vontade de governantes impõe sobre o caminho. Essa força, por sua vez, é que nos levará a superar todos os obstáculos. Mas é preciso ter força, é preciso ter raça, é preciso ter gana sempre, como cantou Milton Nascimento. E ainda, para que a luta seja organizada e consiga caminhar é preciso também união de forças, coesão de propósitos e unidade na reivindicação. Esperar é pouco demais para quem quer ver acontecer. Prossigamos!


Raquel Montero

http://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/jornal-da-eptv-2edicao/videos/t/edicoes/v/grupo-faz-manifesto-por-mudancas-na-distribuicao-de-casas-em-ribeirao/3125051/

No Jornal da Clube; http://www.youtube.com/watch?v=Kk3EYDJ753s&feature=youtu.be

Nenhum comentário:

Postar um comentário