Raquel Montero

Raquel Montero

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Manifestação dia 20 de agosto














Fotos: Thaís Ilyna


Manifestação realizada ontem, em Ribeirão, pelos movimentos sociais e populares da cidade para a defesa da democracia no Brasil, da liberdade, dos direitos sociais, da Petrobrás e do governo legítimo da presidenta Dilma, numa reação aos propósitos conservadores e antidemocráticos defendidos pela oposição, que tenta fazer uma manobra golpista contra o atual governo.

O pacto político e social da Constituição de 1988 está sob um ataque de exceção. Exceção de diversas formas, inclusive no destinatário dos ataques. Os que se manifestam contra a corrupção, dirigem seus ataques a um só partido político, que são os mesmos que se dizem "apartidários". Os que se dizem de movimentos sociais vão para a rua sem defender um tema ou pauta específica, são contra tudo e não defendem nada. Admirável Mundo Novo!

Este ataque representa a maior ofensiva organizada pelas forças políticas da direita e pelo oligopólio da mídia conservadora, desde 1964.
       
A luta contra a corrupção, que deveria ser imparcial,  está sendo instrumentalizada por setores reacionários e foi colocada a serviço de um projeto autoritário de restauração de uma democracia restrita e de redução das funções públicas do Estado.

Ou não é a isso que se presta uma intervenção militar, proclamada nas ruas?

Ou não é a isso que se presta o financiamento empresarial de campanhas eleitorais, a redução da maioridade penal, a terceirização irrestrita, o oligopólio e monopólio da mídia e os ataques às conquistas das mulheres, dos negros e homossexuais, todos estes defendidos e promovidos pelos partidos políticos que votaram a favor dessas anomalias, e que não estão no foco dos atuais ataques?

Alguém viu no dia 16 de agosto manifestações contra esses temas?

Nesse contexto, manifestamos sim, em defesa da democracia, da liberdade e dos direitos sociais, e essa defesas passam, necessariamente, pela defesa de Dilma como Presidenta do Brasil, eis que foi o exercício da democracia que a elegeu, através do voto, e retirá-la será o maior desrespeito e violência à democracia e todos os outros direitos que com ela se efetivam num país que se descreve como Estado Democrático de Direito, dentre estes, a liberdade e todos os direitos sociais.

As fotos são da Thaís Ilyna.

Raquel Montero

Nenhum comentário:

Postar um comentário