Raquel Montero

Raquel Montero

sexta-feira, 23 de março de 2012

Produtos de origem animal; carta para a Natura


-----Mensagem Original-----
De:Raquel Bencsik Montero [raquelbencsik@ig.com.br]
Para: [snac@natura.net];
Data:Wed, 21 Mar 2012 15:05:28 -0300
Assunto: RE: Re: Solicitação Natura protocolo 6174873
Altiva, boa tarde.

A informação que necessito saber da Natura é se a Natura usa em seus produtos componentes de origem animal.
Procurei essa informação no site da empresa mas não a encontrei.
No site verifiquei que a Natura não faz mais testes em animais mas sobre usar produtos de origem animal não ha menção, razão pela qual solicitei essa informação.

Por favor se responderem que ela não usa produtos de origem animal me informem onde está essa informação no site, se houver essa informação no site, para que eu possa divulgá-la corretamente em meu blog  http://raquelbencsikmontero.blogspot.com.br/ 

Obrigada,
Raquel




Olá Raquel,

Boa Noite.

Agradecemos o seu contato através do e-mail.


A Natura prioriza o uso de ingredientes vegetais em todas as suas formulações, no entanto, devido a questões técnicas e para garantir a performance de alguns produtos, ainda é necessário o uso de alguns ingredientes de origem animal.

Desde 2009, não aprovamos mais nenhuma matéria prima nova de origem animal no nosso portfólio de ingredientes, no entanto, devido a velocidade de renovação do nosso portfólio, alguns produtos que foram formulados no passado ainda contem ingredientes de origem animal, desde que: 

- Extração do ingrediente onde não há sofrimento do animal, por exemplo: Lanolina, este ingrediente é extraído da lã de ovelhas onde não há o sacrifício do animal para este fim; 

- Ingrediente obtido de subprodutos, por exemplo: Estearatos, estes ingredientes podem ser de origem vegetal ou animal. Os obtidos de origem animal podem ser obtidos do sebo de bovinos. O sebo é um subproduto obtido do sacrifício de animais. Neste caso, o animal não é sacrificado para a obtenção específica destes ingredientes. 

Estamos a disposição para informar a composição de qualquer produto Natura e se há a presença ou não de ingredientes provenientes de fontes animais. 

Escreva-nos sempre que desejar. Estamos à disposição.

Atenciosamente,

Johnny Barboza
SNAC
Serviço Natura de Atendimento ao Consumidor




Johnny, boa tarde!

Obrigada pelo retorno e pelas informações.

Parabenizo a Natura pela preocupação ambiental já demonstrada várias vezes, como é o caso do uso de refis e de embalagens recicláveis. 

Também a parabenizo pela prática de não testar seus produtos em animais, uma atitude ética e responsável diante da vida. 

Parabéns! Faço votos que essas práticas continuem e evoluam cada vez mais nesta empresa, podendo ser um excelente referencial no mercado.

Contudo Johnny entendo que a Natura está, por outro lado, agindo mal em ainda usar em seus produtos ingredientes de origem animal, tendo em vista que isso é desnecessário e faz mal ao próprio meio ambiente que ela tanto se preocupa em respeitar. Veja que isso é até um marketing contraditório para a empresa, ou seja, a Natura diz se preocupar com o bem estar de todos os seres da natureza, no entanto, usa em seus produtos ingredientes extraídos de animais, como é o sebo que, nesse caso, inclusive, o animal tem que estar morto para que se retire dele tal substância...

E não falo isso aleatoriamente, mas sim baseada em experiências já existentes como é o caso da marca Multivegetal que produz cosméticos veganos, consoante informações disponíveis no site da marca www.multivegetal.com   
A marca e as informações foram divulgadas num respeitado site do público vegetariano e vegano, o Vista-se, www.vista-se.com.br
Site onde este tipo de público, que, ressalto, está aumentando cada vez mais, amiúde visita para saber sobre produtos e marcas veganas, isto é, que não fabricam produtos que tenham componentes de origem animal.

Se me permite uma sugestão, deixem de usar em seus produtos componentes de origem animal, para serem coerentes com a política que a Natura prega, do bem estar bem, para serem coerentes com a ética e com o respeito a todas as formas de vida.

Raquel Bencsik Montero

2 comentários: