Raquel Montero

Raquel Montero

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Pela primeira vez, anularei meu voto

   
Arte: Reprodução/Site "Em Ribeirão"



      Pela primeira vez eu anularei o meu voto. Faço isso com tristeza e como manifestação da minha indignação. E farei isso no 2º turno das eleições municipais de Ribeirão, nesse ano de 2016.


   Duarte Nogueira (PSDB) e Ricardo Silva (PDT) é o que temos para o 2º turno em Ribeirão.


   Em outra situação não anularia e votaria com certeza no adversário do candidato do PSDB, independente de quem fosse o adversário e de quem fosse o candidato do PSDB. 


   PSDB é um partido horrível e terrível. Pobre de história, de legado, de cultura, de conteúdo, de construções. Rico em vergonha, em retrocessos. Partido de decisões burguesas, reacionárias, elitistas. 


   Já o PDT é um bom partido. Ricardo é que não foi bom no PDT. No pior do pior que podia fazer, Ricardo Silva apoiou o golpe de Estado que tirou a Presidenta Dilma da presidência do Brasil. Fez campanha a favor do impeachment de Dilma, fez discurso populista a favor do golpe.


   Entre outras razões contra os dois candidatos, Nogueira foi citado na Operação Alba Branca, que investiga um  esquema de corrupção e superfaturamento na venda de produtos agrícolas para merenda de escolas municipais e estaduais de São Paulo, que teria atendido os interesses da Cooperativa Orgânica Agrícola Familiar (Coaf), apontada como carro-chefe da fraude.


   Cássio Chebabi, ex-presidente da Cooperativa Orgânica Agrícola Familiar (Coaf) apontou aos investigadores da Operação Alba Branca os nomes do presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, o deputado estadual Fernando Capez  que também é do PSDB, e do até Secretário Estadual de Transportes de São Paulo, Duarte Nogueira, como supostos beneficiários de uma propina de 10% sobre contratos da Secretaria de Estado da Educação no governo Geraldo Alckmin  que também é do PSDB.


   Nogueira votou a favor da PEC 241 que congela por 20 anos investimentos na Educação, na Saúde e na política de valorização do salário mínimo.


   Nogueira também votou a favor do impeachment de Dilma, apoiando o golpe contra a democracia e contra o povo brasileiro.


   Nogueira também foi chamado de machista ao citar a vida amorosa da colega deputada federal Manuela D´Ávila durante trabalhos na Câmara dos Deputados. E que episódio horrível foi esse... ...como mulher, cidadã e pessoa, também me senti ofendida.


    Ricardo Silva nunca tinha aparecido em nada até ter a possibilidade de ter um programa de rádio e após isso ser eleito o vereador mais votado de Ribeirão na eleição municipal de 2012, alguns meses depois do programa de rádio ser criado. 


   É filho de um político que acumula mandatos no tempo, fazendo hereditariedade na política, o deputado estadual Rafael Silva (PDT). 


   Conversas de irmão de Ricardo, Rodrigo Silva, foram gravadas e estão sendo investigadas pela Polícia Federal e pelo Ministério Público na Operação Sevandija, que apura suspeitas de fraudes e corrupção em órgãos públicos de Ribeirão Preto, bem como o nome de Ricardo foi citado em conversas telefônicas interceptadas na investigação para apurar as suspeitas de fraudes e corrupção, e citadas de maneira comprometedora para Ricardo.


   Enfim, é o que temos para hoje. Uma lástima.



   Nunca votei nulo até esse 2º turno de eleições. E nunca fiz isso porque acho que anular o voto é desperdiçar uma contribuição para a democracia e prescindir de participar das escolhas e da construção do futuro das cidades, dos estados e do país, a depender da eleição de que estamos tratando (se municipal, estadual ou nacional). Mas até então sempre tinha uma opção melhor, mais qualificada, ou, menos ruim. Mas não é o caso que temos agora.


   Meu voto será nulo porque não vejo diferença entre os dois candidatos. Ambos apoiaram um golpe de Estado, uma das piores coisas que pode acontecer para um povo. Para mim, são igualmente ruins e incompetentes para governar uma cidade, seja ela qual for, e para representar um povo.


   Sei que um deles será eleito e que meu voto nulo não impedirá isso.  Sei que são as opções que temos (ou os produtos da falta de opção) e que votar nulo não escolhe entre nenhum dos dois ou entre o menos ruim deles. 


   Mas é exatamente para não escolher entre nenhum dos dois que voto nulo, e exatamente porque os dois são, em meu entendimento, iguais na incompetência e no despreparo. E se são iguais nesses aspectos, não vejo razão para escolher entre um deles para destinar meu voto. 


   Nessa situação, tanto faz como fez.


   Raquel Montero


Nenhum comentário:

Postar um comentário